A Escola Estadual Ernesto Alves de Santa Cruz do Sul realizará a segunda edição do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado. As provas foram elaboradas pelo Grupo Totem GDE, contemplando todas as áreas do conhecimento e uma redação, seguindo os padrões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
LEIA TAMBÉM: Estudantes já podem consultar locais de prova do Enem 2022
De acordo com a vice-diretora, Marlei Tuchtenhagen, o objetivo é deixar os estudantes aptos para o exame. “Queremos realizar a prova em um formato semelhante ao do Enem, para que os alunos fiquem familiarizados quando forem fazer a oficial.”
Publicidade
Para isso, os portões da instituição terão horário de fechamento e a prova começará às 8 horas. “O intuito é prepará-los da melhor maneira possível, não somente na questão da matriz dos conteúdos, mas também para a organização desde a saída de casa”, explica. Ainda segundo a vice-diretora, a adesão de cerca de 360 alunos superou as expectativas da equipe diretiva. “A gente frisa a importância da realização da prova. Tanto pelo preparo como pela organização do espaço físico.”
Para saber
Além de horários de entrada e saída, os alunos precisarão guardar seus aparelhos celulares em sacos e poderão levar lanches para o decorrer da prova, já que não haverá intervalo. A aplicação e o acompanhamento do processo serão realizados pela equipe do Ernesto Alves e do Totem GDE.
LEIA TAMBÉM: A ansiedade de quem se prepara para o Enem
Publicidade
“Entendemos que esse é um preparo extremamente importante, onde eles poderão aos poucos treinar todo o processo de realização do exame. Eles precisam de mais simulados para que percebam seus erros e possam melhorar em outras oportunidades”, observa Marlei.
Para os estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, o simulado será para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas, que testam o conhecimento adquirido nessas duas fases do aprendizado, ocorrerão em paralelo ao simulado do Enem. Apenas alunos da Escola Ernesto Alves poderão participar dos simulados.
Publicidade