Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VENÂNCIO AIRES

Alunos do IFSul concluem curso sobre energia solar

Com o telhado didático, estudantes vão contar com uma estrutura diferenciada para aplicar os conhecimentos de forma prática

Instituto Federal Sul-Rio Grandense (IFSul) Campus Venâncio Aires fará a entrega dos certificados para a primeira turma do curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 12, a partir das 20 horas. Ao todo, 17 alunos concluíram o período de Formação Iniciada e Continuada (FIC) na instituição.

Segundo o coordenador do curso, Luciano Porto de Lima, a qualificação é realizada em dez semanas, totalizando 200 horas. Qualquer pessoa pode se inscrever para as atividades, desde que seja maior de 18 anos e tenha no mínimo o 5º ano do Ensino Fundamental completo. “É indicado para quem quiser trabalhar na área ou abrir sua própria empresa”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Ambiente escolar: um espaço para formar líderes

Publicidade

A segunda turma do curso está em andamento, mas quem possui interesse pode se inscrever para o terceiro ciclo. Serão oferecidas no total cem vagas durante o ano. Para se habilitar, basta preencher o formulário no link https://forms.gle/Jvv6As1yyM5tXWTg9 ou ir até o campus, que fica na Avenida das Indústrias, 1865, no Bairro Universitário em Venâncio Aires.

Telhado

Uma das ferramentas utilizadas pelos alunos do curso é o telhado didático, que será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira, 12. De acordo com Lima, nesse instrumento são realizadas atividades práticas de instalação dos módulos fotovoltaicos e inversores ou microinversores. As empresas Solled Energia e Sicredi Vale do Rio Pardo fizeram a doação das placas fotovoltaicas, inversor e o material para a construção do telhado, respectivamente.

LEIA TAMBÉM: Exportações do agronegócio gaúcho registram alta no primeiro semestre

Publicidade

Procura

De acordo com Luciano, em função de alterações na legislação e outras especificações que serão implantadas, houve uma alta procura dos consumidores pela energia fotovoltaica neste ano. Porém, o mercado de trabalho ainda carece de profissionais que façam esse serviço. “As empresas prestadoras dos serviços aumentaram o prazo para a entrega dos projetos justamente pela falta de profissionais qualificados na área”, aponta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.