A Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul comemora o retorno das atividades semanais após 18 meses sem encontros presenciais. A retomada será nesta terça-feira, 5, às 20 horas, com a exibição do documentário Camelos também choram. O longa é uma coprodução alemã e mongol de 2005, dirigida por Byambasuren Davaa e Luigi Falomi, com 90 minutos de duração. Segundo o cineclube, trata-se de uma produção leve e descompromissada, com bela fotografia e enredo lúdico que encanta pelo modo como mostra a cultura do povo mongol. A sessão será no Auditório do Sindibancários, na Rua Sete de Setembro, 489, e conta com o apoio de Sindibancários, Distaky Vídeo e Gráfica Colibri.
A última sessão presencial da Amigos do Cinema ocorreu em 10 de março de 2020. Durante a pandemia, as atividades foram suspensas, sendo realizada uma experiência em formato virtual em parceria com o Circolo Culturale Bella Italia-SCS. Na ocasião, foi exibida a comédia italiana Almoço em agosto, de Gianni Di Gregório via Google Meet. Entre agosto e outubro do ano passado, a equipe se dedicou à curadoria do Festival Santa Cruz de Cinema, também de forma virtual.
De acordo com a vice-presidente da associação, Marília Kern, é uma alegria poder retomar as exibições presenciais. “O retorno das sessões semanais acontece agora, no momento em que a maioria de nosso público habitual já está vacinada, inclusive com a segunda dose, e se mostra disposta a retornar ao Auditório do Sindibancários, que nos cede gentilmente este espaço amplo e arejado”, declarou. Todos os participantes deverão seguir os protocolos sanitários, com distanciamento e obrigatoriedade do uso de máscara e álcool gel.
Publicidade
Marília adianta ainda que o retorno contará com novidades. A programação futura terá uma parceria que foi firmada pela Amigos do Cinema com o Goethe-Institut, que disponibilizará seu acervo sob demanda. “Eventos pontuais devem acontecer no ano que vem, quando a situação sanitária oxalá estará controlada.”

LEIA TAMBÉM: Novo filme do 007 é a estreia da semana nos cinemas de Santa Cruz
Publicidade