A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente contra a Covid-19 da Pfizer no inicio desta semana. O imunizante pode ser utilizado por pessoas a partir de 5 anos de idade como dose de reforço, ou seja, que já tenham se vacinado contra a doença, com aplicação pelo menos três meses após a última dose tomada.
LEIA TAMBÉM: Vacinas contra gripe e Covid-19 têm baixa procura em Santa Cruz
A vacina já estava sendo utilizada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) de forma emergencial. Antes do registro definitivo, o produto era usado como dose de reforço para o público acima de 12 anos de idade com comorbidades e para maiores de 18 anos.
Publicidade
Bivalente
De acordo com a Anvisa, vacinas bivalentes dão maior proteção contra a doença, pois contêm uma mistura de cepas do vírus Sars-CoV-2. A Comirnaty bivalente é elaborada com a variante original, que é a cepa Wuhan, somada a uma variante de circulação mais recente, a cepa Ômicron.
LEIA TAMBÉM: Região recebe mais 13,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19
No cenário internacional de regulação, a Comirnaty bivalente já tem uso autorizado pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) e pela agência reguladora dos Estados Unidos (Food and Drug Administration – FDA).
Publicidade