Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Encantado

APLs buscarão audiência com Sartori para debater futuro

Os gestores dos APLs estão preocupados com o futuro da política dos Arranjos Produtivos Locais no Estado. Visto como uma política de incentivo do Governo do Estado para o desenvolvimento de regiões e também de diferentes produções, os APLs receberam aporte de recursos oriundos do Banco Mundial. Prestes a encerrar o convênio entre o Estado e o Banco Mundial, o aporte financeiro aos APLs também está próximo do fim.

E para ter um posicionamento a respeito de como proceder, os APLs reunidos em Encantado na última sexta-feira, durante Seminário realizado na Suinofest, resolveram se mobilizar. Pretendem agendar um encontro com o governador José Ivo Sartori durante a Expointer, em Esteio, e para tanto irão mobilizar a Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa.

“Precisamos debater o futuro dos APLs, especialmente, os da agricultura familiar, que ainda não conseguem ter uma caminhada sem o aporte de recursos do Governo. Atualmente, com a extinção da Agência para o Desenvolvimento e Inovação (AGDI), o programa passou para a coordenação da SDECT, mas ainda não existe uma sincronia entre a secretaria e as coordenações dos APLs, o que gera uma série de questionamento e dúvidas sobre a execução dessa política pública do Estado do Rio Grande do Sul. É necessário este posicionamento”, comenta o gestor do APL Agroindústria e Produção de Alimentos do Vale do Rio Pardo, Jesus Edemir Rodrigues. O encontro em Encantado contou com a presença de APLs do Vale do Taquari, Missões, Alto e Médio Uruguai e o do Vale do Rio Pardo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.