Mais uma reunião para tentar reativar o pronto atendimento pediátrico do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) ocorreu na tarde dessa quinta-feira, 25. Conforme a Prefeitura de Venâncio Aires, foi apresentada e encaminhada para análise da Unimed uma proposta para instalação do serviço em parceria com o Município.
A reunião na sala da UTI Pediátrica do hospital teve representantes do Município de Venâncio Aires, Hospital São Sebastião Mártir, Defensoria Pública, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Ministério Público.
LEIA MAIS: Defensoria quer retorno do plantão pediátrico em Venâncio Aires
Publicidade
Ainda de acordo com a Prefeitura, a reunião debateu a necessidade de abertura de um plantão para atendimento pediátrico eletivo junto ao HSSM. O prefeito Jarbas da Rosa ressaltou o interesse do Município em resolver o problema do atendimento pediátrico fora de horário, mesmo que as maiores reclamações sejam de pacientes da Unimed. “A população não quer saber de quem é a responsabilidade. Ela quer é ser atendida e não encaminhada para outra cidade. E vamos fazer de tudo para resolver”, afirmou.
LEIA MAIS: Hospital São Sebastião Mártir faz proposta para reativar plantão pediátrico
Entretanto, representantes da Unimed apresentaram números que inviabilizariam a abertura de plantão pediátrico no município exclusivo para o convênio. “Em Venâncio Aires possuímos 14 mil clientes. Santa Cruz e Lajeado, são 45 mil em cada. Esse serviço não se sustenta aqui”, destacou a superintendente-executiva da Unimed, Rosilene Knebel.
Publicidade
A partir disso, os envolvidos voltaram a buscar alternativas e debateram valores e modelos de implantação do serviço. Um espaço anexo ao Pronto Atendimento do hospital, que abrigava o antigo Centro de Diagnóstico por Imagem, já é projetado. Uma nova reunião ocorrerá no próximo dia 31.
Nesta semana, a Defensoria Pública emitiu recomendação para reativação do serviço no HSSM. Desde então, opções estão sendo discutidas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade