Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTAGEM REGRESSIVA

Arena de Shows da Oktoberfest terá capacidade para cerca de 12 mil pessoas

Foto: Rodrigo Assmann

Até o início da festa, cerca de 2 mil trabalhadores devem atuar na estruturação

Até o início da festa, cerca de 2 mil trabalhadores devem atuar na estruturação

A 23 dias da abertura da 40ª Oktoberfest, as obras, limpezas e montagens de estruturas estão por todos os lados dentro do parque. Desde essa segunda-feira, 15, o acesso ao local está restrito, por meio de cadastro, aos trabalhadores que atuam na estruturação dos espaços. 

O presidente desta edição, Mathias Bertram, diz que a expectativa é de que o clima colabore para que os trabalhos sejam realizados em tempo antes da festa, que ocorrerá de 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro. “Tem previsão de chuva para esta semana, mas achamos que está dentro do cronograma”, disse. Ele acredita que tudo estará pronto até o dia 9.

LEIA MAIS: Parque da Oktoberfest fecha portões para montagem das estruturas da 40ª edição

Publicidade

Além das ações realizadas a partir da contratação por meio da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), alguns espaços recebem atenção da Prefeitura. Para isso, são utilizadas máquinas e servidores. 
Nessa segunda, uma empresa terceirizada vinda de Santa Catarina e contratada pela GDO Produções, responsável pelos shows, iniciou a montagem das estruturas da Arena de Shows. O espaço terá 120 metros por 60 metros – o equivalente a cerca de 7,2 mil metros quadrados –, com capacidade para aproximadamente 12 mil pessoas. Começaram a ser instaladas uma proteção sobre o gramado e as estruturas metálicas. 

Pavilhão da agricultura familiar, já montado, espera a colocação do tablado e divisórias

No Ginásio Poliesportivo, que terá acesso fechado para as arquibancadas e pista, apenas os banheiros da entrada serão disponibilizados ao público. Em frente ao ginásio, uma cobertura transparente de 10 metros por 30 metros será instalada, proporcionando um novo espaço principalmente ao público jovem. Nas laterais do ginásio haverá tendas e estruturas, como refeitório, para abrigar as equipes de trabalho da festa, assim como as forças de segurança. 

LEIA TAMBÉM: Em novo endereço, site da 40ª Oktoberfest reúne tudo o que o público precisa saber

Publicidade

O parque de diversões e a exposição do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) estarão nos mesmos locais de anos anteriores, no sentido da Avenida Independência. A Feirasul vai ganhar uma área de 40 metros por 60 metros próximo ao campo do Estádio Municipal, e a parte interna do Pavilhão 2 voltará a sediar os estandes dos expositores.

No lado de fora do pavilhão estarão as chopeiras com sistema automático. Em frente, como de costume na Oktoberfest, haverá a praça de alimentação, cuja montagem também se iniciou nessa segunda-feira. As casas típicas já começaram a passar por limpeza e recebem melhorias na estrutura.

Bierhaus terá restaurante e café colonial

O Centro de Eventos vai abrigar bailes. A Bierhaus, que também recebe melhorias internas, principalmente na cozinha, servirá como restaurante e café colonial. Ao lado será montado o Lonão Assemp, que vai contar com apresentações e bailes. 

Publicidade

O pavilhão da agricultura familiar, de cerca de 600 metros quadrados, estará localizado logo à esquerda na entrada do parque. O local, que contará com cerca de 30 agroindústrias, dez expositores de artesanato e um espaço central com mesas, já está erguido.

LEIA MAIS: Confira as atrações musicais do Palco Gazeta no Pavilhão Central da 40ª Oktoberfest

Nesta terça-feira, 16, será colocado o deck, restando as instalações elétricas e de internet, as divisórias e a colocação de carpete. Ao lado do pavilhão será montado um espaço wine garden. Na proximidade, na Casa Assemp, estará sediado mais um restaurante.

Publicidade

No Pavilhão Central, que sediará grandes bailes e o Palco Gazeta, a montagem dos camarotes também começa hoje. Nos próximos dias, as atividades se intensificarão, com a instalação de fiações elétricas e de internet e água para todos os pontos.

Prestadores de serviços

Comissão organizadora da 40ª edição da Oktoberfest acompanha a montagem dos espaços

O acesso ao parque é permitido apenas com identificação facial. O Ministério do Trabalho acompanha o cumprimento das normas por meio de documentos comprobatórios dos trabalhadores e respectivas empresas, prestadoras de serviços e Assemp. 

Um dos coordenadores da comissão responsável pela infraestrutura e manutenção do parque, Roni Schuh, afirma que cerca de 500 pessoas devem atuar na estruturação nos próximos dias. Já na reta final, esse número poderá chegar a quase 2 mil pessoas envolvidas na preparação da festa. “São várias frentes de trabalho e nós esperamos desenvolver tudo da melhor forma, principalmente com muita segurança, pois a cada dia tem mais obra, mais construção e mais montagem de estrutura dentro do parque.”

Publicidade

Roni ainda falou sobre as definições pelos prestadores de serviços. “Sempre trabalhamos com empresas e mão de obra locais, preferencialmente, mas claro que avaliando três orçamentos de cada serviço. Às vezes acabamos contratando empresas de fora em virtude também de valor.”

LEIA MAIS DE OKTOBERFEST

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.