A Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA) nomeou José Javier Aranda, da Argentina, como novo presidente, em substituição a Leopoldo Rodrigues. O novo vice é Adam Gordon Strong, da Zâmbia, na África. A definição ocorreu ao final das sessões da assembleia presencial em Castelo Branco, Portugal, entre os dias 26 e 29 de outubro, após duas reuniões gerais anuais (AGM) em formato online devido à pandemia. O evento reuniu número recorde de participantes, com associações membros dos cinco continentes (África, Ásia, Europa, América do Sul e do Norte), juntamente com as principais partes interessadas da indústria.
Os membros da ITGA fizeram apelo para a inclusão dos representantes do setor nas consultas em nível global, regional e nacional que moldam o presente e o futuro da área. A organização defende que, ao impedir o acesso dos produtores às discussões, a Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Controle do Tabaco (CQCT) atua contra os procedimentos das instituições internacionais e, por conseguinte, contra suas próprias regras. A próxima conferência das partes, a COP-10, ocorrerá no Panamá em 2023.
LEIA TAMBÉM: Tabaco brasileiro é o segundo produto comercial agrícola que menos utiliza defensivos
Publicidade
Os produtores também apelam para haver envolvimento mais estreito com os parceiros, a fim de superar os desafios comuns que a cultura do tabaco enfrenta. Os custos de produção e a estagnação dos preços, face à rápida inflação, significam que os agricultores precisam do apoio de todas as partes interessadas da indústria para combaterem questões como os efeitos das alterações climáticas, da desflorestação e do trabalho infantil.
Representantes partilharam, durante as sessões, os desafios do setor nas suas regiões. O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, insistiu que os agricultores precisam se adaptar às realidades do setor. A associação atua em vasta gama de atividades de sustentabilidade e é um líder reconhecido no Brasil.
LEIA TAMBÉM: Dia do Produtor de Tabaco: mais qualidade de vida para as famílias ligadas ao setor
Publicidade
Outro aspecto em que a Afubra concentra atenções é a introdução de oportunidades de diversificação para os produtores. Isso se manifesta na Expoagro, que reúne grande número de pessoas todos os anos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade