O projeto A Arte de Ensinar e Acolher, da Associação de Artesãos de Santa Cruz do Sul – Recanto do Artesão, realizou no dia 6 a entrega de um box inovador de jogos pedagógicos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Harmonia. A ação ocorreu durante a Festa da Família promovida pela escola no Bairro Harmonia.
Financiado pelo Fundo Municipal da Cultura (Funcultura), o projeto busca ressignificar o artesanato, transformando técnicas como crochê, pintura em tecido e costura em ferramentas sensoriais para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência (PCDs).
LEIA TAMBÉM: Alunos de escola municipal criam cooperativa em Santa Cruz
Publicidade
Liderado por Luira Quadros, mãe de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o grupo de artesãs desenvolveu 14 jogos abstratos clássicos adaptados para estimular o desenvolvimento motor, intelectual e a inclusão social. A premissa é de que o aprendizado se torna mais eficaz quando é palpável e engaja os sentidos.
A entrega do dia 6 foi a segunda e última prevista no projeto. A primeira ocorreu em 5 de novembro, com sucesso, na Emef Santuário.
LEIA TAMBÉM: Protótipos sustentáveis criados por estudantes de Santa Cruz ganham destaque
Publicidade
A iniciativa garante acessibilidade completa, disponibilizando cartilha ilustrada e um vídeo com audiodescrição e intérprete em Libras. Além de colaborar para o desenvolvimento integral dos alunos, o projeto movimenta a economia criativa local e valoriza o artesanato como cultura e ferramenta de inclusão social. Contato para encomendas: Luira Quadros (51 99407 1279).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade