Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INVESTIMENTO NA REGIÃO

Assinada ordem de início da obra da nova Ponte da Integração entre Lagoão e Gramado Xavier

Deputado Adolfo Brito (ao centro) acompanhou todo o processo para a reconstrução

A Defesa Civil do Estado confirmou a assinatura da ordem de início da obra da nova ponte que ligará a localidade de Arroio do Sapo, em Lagoão, à Costa do Rio, no município de Gramado Xavier. A empresa responsável iniciará os trabalhos nos próximos dias. A informação foi dada ao deputado Adolfo Brito (PP).

A estrutura será construída em concreto armado pré-moldado, com cinco metros de largura e 70 de comprimento, representando um avanço para a mobilidade e a integração das comunidades rurais da região. O deputado Brito atuou no processo de liberação do projeto junto aos órgãos ambientais, trabalhando desde 2021 para garantir que a obra avançasse.

LEIA TAMBÉM: Falta de sinalização preocupa motoristas na RSC-471

Publicidade

A execução ficará a cargo da empresa DW Serviços de Engenharia e Construções Ltda., com sede em Blumenau (SC). O valor global do contrato é de R$ 2.073.577,21, através de recurso federal. Os prefeitos de Lagoão, Nélio Fornari (PSDB), e Gramado Xavier, Marcelo Laufer (PSB), assinaram no dia 25 de fevereiro o contrato com a empresa vencedora da licitação para a construção da nova ponte da integração.

O investimento foi viabilizado por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. A obra será erguida no local da antiga estrutura de ferro, destruída pela enchente de novembro de 2023, com 25 metros de extensão.

A inauguração havia ocorrido em julho de 2023, executada por meio de parceria entre as prefeituras. A conexão foi uma doação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e do governo do Estado.

Publicidade

FALTA TAMBÉM: Seminário vai discutir o desassoreamento dos rios do Estado nesta segunda-feira

A obra havia reduzido 30 quilômetros de distância entre os dois municípios e se tornou uma importante ligação para a RSC-153, além de impulsionar o desenvolvimento da economia da região Centro-Serra.
A ponte tinha capacidade para suportar veículos com até 20 toneladas e a passagem de apenas um veículo por vez.

No entanto, a construção desabou após as fortes chuvas que ocorreram em 17 e 18 de novembro de 2023. A nova estrutura vai ser construída no mesmo lugar, mas será feita em concreto, sendo mais alta que a anterior.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.