A Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí celebrou nesse sábado, 6, na Acea, em Vera Cruz, seus 19 anos de atuação. O encontro marcou a trajetória de mobilização sindical, defesa de direitos e articulação regional, reunindo lideranças, parceiros e agricultores dos 16 municípios representados pela entidade – que soma mais de 12 mil associados.
Além da comemoração, o evento foi momento de reflexão sobre os desafios que a categoria enfrenta. O coordenador da Regional Sindical e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Vera Cruz, Cristian Wagner, resgatou conquistas históricas, como a grande mobilização em 2012, quando mais de 12 mil agricultores protestaram em Santa Cruz contra mudanças na Previdência Rural. “O governo queria alterar a idade para aposentadoria rural para 65 anos. E conseguimos garantir que permanecesse 55 para a mulher e 60 para o homem, como é até hoje”, lembrou.

LEIA MAIS: As lições que ficaram depois da COP-11: mobilização do setor deve ser mantida
Publicidade
Perspectivas e incertezas diante da estiagem
O dirigente demonstrou preocupação com o cenário climático. A previsão de chuva irregular para dezembro reacende o alerta de estiagem, que tem atingido a região de forma recorrente. “Passamos quatro, cinco anos entre estiagens e enchentes. É um momento crítico novamente, e o produtor precisa de apoio para continuar produzindo.”
Cristian Wagner ainda destacou que o principal objetivo para os próximos anos é fortalecer a participação dos agricultores, especialmente dos jovens, nas entidades de representação. “A nossa maior expectativa é que o agricultor tenha reconhecimento. Queremos continuar crescendo e trazendo políticas públicas que façam diferença nas propriedades rurais”, afirmou.
LEIA MAIS: Lavouras demonstrativas ganham forma para a próxima Expoagro Afubra
Publicidade
Ele lembrou que apenas o Sindicato de Vera Cruz conta com aproximadamente 700 associados, enquanto a regional reúne mais de 12 mil. É a terceira maior do Rio Grande do Sul em número de filiados.
Mobilização em Porto Alegre
A entidade retomará nesta semana o diálogo direto com o governo estadual e federal. Agricultores da região são convocados para participar nesta quarta-feira, 10, de um ato em Porto Alegre, com concentração junto ao Ministério da Agricultura e caminhada até o Palácio Piratini. Na pauta, destaque para a situação do setor leiteiro. “Precisamos que o governo olhe para a importação de leite em pó. Não digo acabar, mas reduzir, para que o produto brasileiro volte a ter preço e o produtor possa agregar renda.” Lembrou que, desde abril, o valor pago ao produtor tem caído mês a mês.
LEIA MAIS: Dia Mundial do Solo: as lições que vieram com a enchente
Publicidade
O ato buscará ainda avanços para o arroz, com a reivindicação de que a Conab atualize o preço mínimo; para a renegociação das dívidas rurais; mudanças no Proagro; e a construção de um plano safra que atenda às necessidades do produtor.“A pauta é muito grande e estaremos mobilizados no dia 10”, reforçou Wagner, informando que a região já tem três ônibus confirmados saindo de Novo Cabrais, Vera Cruz e de Rio Pardo. A mobilização na capital gaúcha terá início às 7 horas e vai se estender até as 16h30.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade