Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tradição

Associação Esportiva Sobradinho completa 40 anos de fundação

No dia 2 de dezembro de 1976, um grupo de pessoas se reuniu na sede do Sobradinho Piscina Clube para dar início a um projeto que já se estende por quatro décadas. Uma equipe de futsal que honra Sobradinho e também a região Centro Serra. Naquele dia, foi fundada a Associação Esportiva Sobradinho (AES), que comemora nesta sexta-feira, 40 anos de muita história e tradição.

O pontapé inicial para a criação do clube foi dada enquanto ocorria o tradicional Torneio de Verão do Clube Comercial. Lá, os amigos Romeu Siman e João Carlos Schweickardt começaram a projetar um novo time de futsal para representar o município no Estadual, já que o Comercial javia se afastado da competição. A ideia ganhou força dias depois, em uma reunião na Lancheria Laçador, que reuniu vários desportistas.

Romeu, por sinal, está marcado na história por ser o primeiro presidente da AES. Luiz Pacífico Lazzari era o secretário. Na lista de presentes no momento da fundação do clube, muitos nomes conhecidos: João Adão Lazzari, Jaime Bernardy, Nilmar Carlin, Addison João Bridi, Elui Linassi, Rui Weber, Sadi Serena, Orlando Franceschet, Clóvis Lazzari, Luiz Francisco Lazzari, Luiz Vanderlei Dal-Ri, Armeci Siman, Antônio Vicente Linassi, Euclésio Lazzari, Luiz Artur Sperling, Milton Serena, Eri Rohers, Valdir Wilke, Miguel Paulo Volksweis, Gilson Sebastiany, Luiz Donato Colombelli, Marçal Arrial, Marcos Lazzari e João Carlos Schweickardt.

Publicidade

A partir daí, iniciou-se uma trajetória que até hoje enche de orgulho o torcedor sobradinhense. Addison Bridi foi o primeiro treinador da equipe e o primeiro gol foi anotado por Jaime Bernardy, em uma partida disputada em Rio Pardo, em 1977. A equipe, por várias vezes, figurou entre as principais do Estado. Em 1979, chegou a ser semifinalista, com direito a uma vitória memorável sobre o Sport Club Internacional por 5 a 4, em pleno Gigantinho.


Foto histórica: a fundação da Associação Esportiva Sobradinho, em 1976. Clube completa 40 anos nesta sexta
Crédito: Arquivo/AES
 

Maior glória e volta à elite

Publicidade

Com a divisão do Campeonato Gaúcho de Futsal em três divisões, a partir de 1995, a Associação Sobradinho batalhou muito para se recolocar entre os grandes do Estado. A maior glória do clube veio em 2006, no aniversário de 30 anos de fundação, com o título da Série Bronze de Futsal sobre a Assaf, de Santa Cruz do Sul. A grande final, decidida em três jogos, mostrou ao Rio Grande do Sul a força da torcida sobradinhense, embalada pelo hit “o caldeirão vai ferver”. Foram mais de 4 mil pessoas lotando as arquibancadas do Ginásio da Fejão.

Depois de passar pela Série Ouro na virada da década, a AES amargou um rebaixamento para a Série Prata em 2013. Dois anos depois, porém, a equipe deu a volta por cima, ao retornar à elite, ficando com o vice-campeonato da competição. Comandados por Cigano, técnico multicampeão pelo Atlântico, a Associação fez uma boa campanha na elite do futsal gaúcho em 2016, avançando para a segunda fase com três rodadas de antecedência, e dando trabalho para potencias nacionais, como a ACBF e a Assoeva.

Em 2017, com a permanência de Cigano e Deoner Franceschet na presidência, a AES começa a alçar objetivos maiores. “Este ano foi muito bom, mas 2017 tem que ser muito melhor”, ressaltou o mandatário, em entrevista ao Giro Regional na manhã desta sexta. “Me tornei fã desse clube. Agora é hora de pensar um pouco mais a frente”, destacou Cigano.

Publicidade

A Série Ouro em 2017 deverá ser organizada por uma nova entidade, a Liga RS Futsal, com a chancela da Federação Gaúcha de Futsal de Salão. O objetivo é buscar mais patrocinadores para o campeonato, fortalecendo ainda mais as equipes.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.