Associações de moradores de Santa Cruz do Sul se reuniram para solicitar informações à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)/Aegea. A decisão aconteceu mediante a situação de falta de água registrada a partir do último domingo, 28, no aniversário do município, em que vários clientes reclamaram do desabastecimento.
A presidente da Associação do Bairro Esmeralda, Luiza Chaves, um dos bairros participantes do movimento, relata o problema ocorrido. “Teve bairros, comunidades, que a água foi voltar à meia-noite, de madrugada. A gente entende, sim, que limpezas são necessárias, que manutenções são necessárias, mas foi investido muito dinheiro na Corsan, na Estação de Tratamento de Água (ETA), para que não faltasse, para que fosse melhorado o sistema de abastecimento de água em Santa Cruz”, defende.
LEIA TAMBÉM: Manutenção da Corsan causa oscilação no abastecimento de água em Santa Cruz
Publicidade
A maior cobrança é pelo compartilhamento de informações com os moradores sobre o motivo dos desabastecimentos. Luiza Chaves também mencionou o reservatório construído no Bairro Santo Antônio que teve como proposta ajudar a resolver os problemas e que, no entanto, não há informações quanto ao seu funcionamento. “Ninguém nos diz o que aconteceu, que horas vai normalizar, simplesmente nós estamos sem retorno. E nós queremos informações do porquê dessa falta de água consecutiva, isso que nem chegou no verão, que é quando mais a população reclama”, ressalta Luiza.
Os moradores possuem um meio de contato direto por WhatsApp com a Corsan. Porém, segundo Luiza, desde domingo foram diversas mensagens enviadas sem retorno. Além da nota, os moradores estão organizando uma manifestação na Câmara de Vereadores na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, 6.
Participam do movimento a Associação Unidos pelo São João, Associação de Moradores do Bairro Esmeralda, Associação dos Amigos do Loteamento Backenkamp, Associação de Moradores do Bairro Santa Vitória, Associação de Moradores do Bairro Renascença e a Associação dos Moradores do Bairro Aliança.
Publicidade
A equipe da Gazeta entrou em contato com a Corsan por meio de assessoria a partir da cobrança dos moradores. A companhia se manifestou por meio de nota. O texto informa que a Corsan, “no domingo, 28, realizou uma parada programada para melhorias e modernização do sistema de captação de água que fica no Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul”. Ainda conforme a nota, a companhia destacou que “na madrugada de terça-feira, 30, uma queda de energia elétrica no sistema de captação causada pela tempestade, acabou interrompendo o abastecimento temporariamente nos bairros Higienópolis, Pedreira e Avifauna”. Sobre o reservatório localizado no Bairro Santo Antônio, com capacidade de 2 milhões de litros, a Corsan informou que a estrutura “está em pleno funcionamento”.
Confira a nota na íntegra:
“Em resposta à solicitação, a Corsan esclarece que, no domingo, 28, realizou uma parada programada para melhorias e modernização do sistema de captação de água que fica no Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul. Com o trabalho finalizado, o sistema de distribuição de água entrou em recuperação e o fornecimento foi normalizado em toda a cidade. Porém, na madrugada de terça-feira, 30, uma queda de energia elétrica no sistema de captação causada pela tempestade, acabou interrompendo o abastecimento temporariamente nos bairros Higienópolis, Pedreira e Avifauna. O reservatório localizado no bairro Santo Antônio, com capacidade de 2 milhões de litros, está em pleno funcionamento e abastece, além dos imóveis do bairro Santo Antônio, também os bairros Esmeralda, São João, Aliança, parte do Arroio Grande, Progresso, Vila Nova e Capão da Cruz. É importante esclarecer que, além da nova Estação de Tratamento de Água, com investimento de R$ 52 milhões, a Corsan já garantiu, em 2025, R$ 1,2 milhão em melhorias no sistema de abastecimento de água de Santa Cruz do Sul. No sistema de esgotamento sanitário, somente nesse ano, já foram aplicados R$ 9,7 milhões na implantação de redes coletoras de esgoto para tratamento. Para mais informações, os clientes podem utilizar os canais de relacionamento da Corsan: app Corsan, site da Agência Virtual cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 ou ligação gratuita pelo 0800.646.6444. A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço”.
Entenda
No último domingo, 28, moradores de Santa Cruz do Sul entraram em contato com a Gazeta relatando falta de água em diversos pontos do município. Por volta das 8h30, a Corsan divulgou uma nota à imprensa informando que interrupções poderiam estar acontecendo em função de ações preventivas e instalação de uma válvula no sistema de captação de Rio Pardinho.
Publicidade
Às 20 horas, ainda do domingo, a Corsan listou os bairros que ainda poderiam estar sem água e que a previsão era de retorno do abastecimento até o fim da noite. Na segunda-feira, 29, a Companhia novamente emitiu outras duas notas com novas previsões de normalização da água em bairros de Santa Cruz.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade