A Assoeva foi valente, mas deu adeus à Liga Nacional de Futsal. No jogo de volta das semifinais, o time amarelo perdeu de 5 a 2 para o Corinthians na noite desta sexta-feira, 25, no Ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo. As equipes empataram em 1 a 1 no confronto de ida, em Venâncio Aires. O time paulista interrompeu um incômodo jejum, já que vinha sendo eliminado na penúltima fase da competição desde 2010. No sábado passado, a Assoeva já havia se despedido da Liga RS Futsal – Campeonato Gaúcho – ao perder para o Atlântico por 5 a 4, em Erechim.
O Corinthians criou uma grande chance de sair na frente logo a 1 minuto. Nenê driblou Thiaguinho e obrigou Quinzinho a fazer uma grande defesa. A Assoeva errava passes e tinha dificuldades para organizar as jogadas a partir da quadra da defesa. Porém, aos poucos, equilibrou as ações. Aos 4, Valdin tentou passar por Guitta, que evitou o gol. No minuto seguinte, Genaro, sozinho, chutou à direita do gol do arqueiro corintiano.
Logo em seguida, os donos da casa abriram o placar. Pela esquerda, Deives deu um passe acuçarado para Leandro Caires, que entrava pelo meio. Ele chutou forte no canto direito de Quinzinho – 1 a 0. Mesmo em desvantagem, o time do técnico Fernando Malafaia passou a apresentar mais produção ofensiva. Aos 10, Pedro bateu de bico à esquerda da meta de Guitta. O lance antecedeu o empate dos visitantes. Pedro tocou para Igor, que chutou na saída do camisa 91 – 1 a 1. Aos 11, Igor, livre, arrematou para fora, desperdiçando uma boa oportunidade para a Assoeva.
Publicidade
Aos 14, Deives quase colocou o Corinthians novamente na frente, mas finalizou na trave. A equipe amarela respondeu com Daniel, que soltou uma bomba e Guitta espalmou para escanteio. Aos 18, Douglas arrematou de longe, sem direção. O time comandado por André Bié poderia ter feito o segundo restando 13 segundos para o fim do primeiro tempo. Em cobrança de tiro livre direto, Foglia acabou chutando em cima Quinzinho.
Na etapa complementar, o panorama foi semelhante ao início do confronto. O Corinthians partiu para o ataque, enquanto a Assoeva tentava aproveitar um erro do adversário. Com mais volume de jogo, os donos da casa ficaram mais uma vez em vantagem aos 7 minutos. Nenê tocou para o veterano Vander Carioca, que chutou na trave e, no rebote, não perdoou – 2 a 1. A equipe venâncio-airense só ameaçou no minuto seguinte, com Pedro, que ficou de frente para o gol e concluiu pela linha de fundo.
A equipe do Parque São Jorge diminuiu o ritmo, enquanto a Assoeva não conseguia levar perigo à meta de Guitta. Mesmo assim, o Corinthians ampliou aos 15 minutos. Depois de Valdin perder a bola no ataque, Lino tocou para Arthur e esse serviu Rocha, que só completou, de canhota, para o fundo da rede – 3 a 1. Aos 17, Renatinho, como goleiro-linha, chutou e Guitta se esticou para salvar. Mas, um minuto depois, a Assoeva diminuiu o prejuízo. Bruno Souza lançou para Thiaguinho, que marcou de letra – 3 a 2.
Publicidade
Os minutos finais foram uma mistura de nervosimo e emoção. A 55 segundos do fim, Indio bateu cruzado, fazendo 4 a 2. Quando faltavam 38 segundos, Leandro Caires aproveitou o erro no ataque da Assoeva e marcou 5 a 2, confirmando o Corinthians na decisão. O adversário será o Copagril, de Marechal Cândido Rondon (PR) ou Magnus, de Sorocaba (SP), que se enfrentam neste domingo, 27, às 11 horas, no interior paranaense. Os donos da casa têm a vantagem do empate, pois venceram o primeiro jogo por 2 a 1, em Sorocaba. Para ir à final, o time do craque do Falcão precisa vencer no tempo normal para forçar a prorrogação.