Esta semana vem sendo marcada por muitas atividades em educandários num esquenta para a 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, que terá em simultâneo a 1ª Festa Literária Internacional. A grande festa das letras está programada para ocorrer entre os dias 1º e 8 de agosto, na Praça Getúlio Vargas, mas desde já estudantes e professores, bem como escritores, entram no clima da cultura e do conhecimento.
Desde segunda-feira, 26, quatro escolas já receberam a visita de autores para bate-papo e atividades como contação de histórias, tudo tendo como objetivo um apronto para a feira. A programação dessas duas semanas é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, organizador da Feira do Livro em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio das secretarias municipais de Cultura e Economia Criativa e de Educação.
LEIA MAIS: 35ª Feira do Livro de Santa Cruz será realizada em agosto
Publicidade
E a programação Rumo à Feira do Livro foi elaborada em conjunto com a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. São escritores vinculados a essa entidade que visitam os educandários. Na segunda-feira, Valquíria Ayres Garcia esteve na escola Willy Carlos Frohlich; na quarta, Léla Mayer foi à escola Frederico Assmann, e Gil Kipper esteve na escola Guilherme Hildebrand. Ontem, os autores Mauro Ulrich, Edison Botelho, Elenor Schneider e Mauro Klafke estiveram com alunos da Alfredo José Kliemann, nos turnos manhã e tarde.
Pela manhã desta sexta-feira, 30, houve mais atividades: a professora e escritora Lissi Bender esteve na escola Professor Affonso Rabuske, em Linha Santa Cruz; e os escritores Romar Rudolfo Beling e Roni Ferreira Nunes visitam a escola Nossa Senhora da Esperança, no Bairro Santa Vitória, na parte da tarde.
LEIA TAMBÉM: Fase regional do Enart vai reunir mais de 130 competidores em Candelária
Publicidade
O evento Pré-Feira terá continuidade na segunda-feira, 2, quando escritores visitam as escolas José Mânica e Nossa Senhora do Rosário, e será concluído na terça-feira, 3, quando as visitas contemplarão as escolas Willy Carlos Frohlich, onde, por sinal, o roteiro se iniciou, e Felipe Becker.
A Feira do Livro deste ano em Santa Cruz do Sul tem a escritora Martha Medeiros como patrona, a professora e escritora Marli Silveira como homenageada, e o professor Elenor Schneider como personalidade incentivadora da leitura, ele que é colunista da Gazeta do Sul, na qual escreve quinzenalmente às segundas-feiras, na página 2.
Painel na Unisc debate obra de Erico Verissimo
Os 120 anos desde o nascimento do escritor gaúcho Erico Verissimo, em 1905, e ainda os 50 anos desde a sua morte, em 1975, motivam uma série de atividades em todo o Rio Grande do Sul. Em realidade regional, uma dessas ações ocorrerá hoje em Santa Cruz do Sul. Um painel no evento Conversas sobre Leituras, na Unisc, debaterá o tema Erico Verissimo e o Vale do Rio Pardo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Gincana de Vera Cruz chega à 34ª edição; confira a programação completa
O evento ocorre em parceria da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc) e o Programa de Pós-Graduação em Letras da universidade, e terá por local a Sala 1002 do campus, com início às 17 horas. A atividade também terá transmissão via online, cujo link do meet pode ser solicitado pelo e-mail [email protected].
Três acadêmicos representarão a Alesc como painelistas: o professor Elenor Schneider, que abordará a presença de imigrantes europeus na obra de Erico, em especial em sua trilogia O tempo e o vento (O continente, O retrato e O arquipélago, num total de sete volumes; o jornalista e professor Romar Rudolfo Beling, gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, que falará do tema Qual a relação da obra de Erico Verissimo com o Vale do Rio Pardo; e o professor Mauro Klafke, de Gramado Xavier, que abordará a geografia na obra de Erico. Após a fala dos painelistas, haverá bate-papo.
Publicidade