Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

RÚSTICA E MEIA MARATONA

Atletas dão dicas preciosas para quem pretende encarar os 20,5 quilômetros

Luciano de Ávila: correr com inteligência

No dia 26 de setembro, atletas de todo o Estado – e até de fora – vão encarar a 14ª Rústica Estadual e 3ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul. A prova terá largada em frente ao chafariz do Parque da Oktoberfest. Na sequência, os competidores vão encarar a Rua Ernesto Alves, as avenidas Euclydes Kliemann e Presidente Castelo Branco e a BR-471, retornando ao Centro pela Paul Harris e trecho final pelas vias Gaspar Bartholomay, São José, Boa Esperança, Gaspar Silveira Martins e Galvão Costa, até a chegada novamente no pórtico da Oktoberfest.

Para o educador físico Luciano Corrêa de Ávila, de 53 anos, o importante é correr com inteligência. Segundo ele, o ideal é realizar treinos no percurso antes da prova. “É muito técnico, com variações de subidas e descidas. O terreno muda também. Na Rua Boa Esperança, há um trecho de calçamento. Não dá para se empolgar no começo e queimar todo o cartucho. A subida do Big é outro desafio”, orienta. Conforme Ávila, o atleta precisa de um desempenho linear durante todo o trajeto. “Cada um deve entender o seu limite, conforme cada desafio imposto. Os treinadores certamente vão orientar para isso. Quem não tem um treinador, deve experimentar o percurso para ter essa noção. A variação de terreno pode ser um divisor de águas”, complementa.

LEIA MAIS: Camisas das provas têm as cores de duas campanhas

Débora Hesse Machado, de 42 anos, correu uma vez no percurso. Para a meia maratona, a assistente social treina há três meses de forma bastante específica. “Estou bem focada. Não sou muito experiente em longa distância, comecei em dezembro. Mas tracei o desafio de correr 21 quilômetros em 2021. Para coroar isso, vou encarar a prova na cidade que amo”, salienta Débora. Sobre o percurso, Débora chama atenção para as subidas do Big, na Ernesto Alves, e depois em um pequeno trecho de aclive da Capitão Fernando Tatsch até a esquina com a Carlos Trein Filho. Outra condição adversa, segundo ela, é a variação de subidas e descidas na Rua São José, por volta do quilômetro 13. “Na Rua Boa Esperança, temos um trecho de paralelepípedo e ainda uma subida antes da Gaspar”, comenta.

Débora jamais imaginava correr essa distância, mas ganhou confiança ao conhecer pessoas que a auxiliaram na missão. “A corrida é uma atividade que amo, que pratico com pessoas da mesma energia. É um esporte que nos deixa bem dispostos, que estimula a amizade, com boa saúde e qualidade de vida. Estou animada. Minha meta é completar em menos de duas horas”, revela.

Inscrições

O terceiro lote para a Rústica e Meia Maratona está aberto. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 17, no site eventosesportivos.gaz.com.br. Os inscritos nesse período não terão direito ao kit atleta. Além da meia maratona com 20,5 quilômetros, há a opção de inscrições nas provas de 3, 5 e 10 quilômetros, além das distâncias de 1,6 e 2,4 quilômetros para os menores. A organização já contabiliza 534 inscritos, sendo 191 (20,5 km), 87 (10 km), 116 (5 km), 82 (3 km), 31 (2,4 km) e 27 (1,6 km).

Entrega dos kits

A entrega dos kits para os atletas participantes vai ocorrer no sábado, 25 de setembro, no Radson Estação (Rua Ramiro Barcelos, 1.401), das 9 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas. O atleta que não puder fazer a retirada, poderá fazer download no site eventosesportivos.gaz.com.br de um documento que autoriza a retirada por outra pessoa. Os kits são compostos de sacola, máscara e camiseta na Meia Maratona, enquanto no da Rústica não haverá máscara.

Parceiros

O evento será no dia 26 de setembro, em comemoração aos 143 anos de emancipação do município. A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações, com promoção da Rádio Gazeta FM 107,9, patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul, Unisc e Centro Radiológico Radson e apoio do Grupo Escoteiro Santa Cruz (Gesc), 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), Germani Alimentos, Matéria Prima Suplementos e Previna Clínica de Fisioterapia. Todos os detalhes, como regulamento e mapas das provas, podem ser encontrados no site eventosesportivos.gaz.com.br.

LEIA MAIS: Prefeitura assina acordo para Rústica e Meia Maratona

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.