Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

GERAÇÃO DE ENERGIA

Audiência discute instalação de centrais hidrelétricas no Rio Pardo

Encontro contou com presença dos prefeitos de Sinimbu, Herveiras e Gramado Xavier

Representantes dos municípios de Gramado Xavier, Herveiras e Sinimbu participaram nessa quarta-feira, 2, de audiência da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa com a Secretaria de Meio de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, em Porto Alegre, sobre as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Pardo. O encontro teve como objetivo buscar, por parte das comitivas, informações sobre o andamento do projeto e investimentos para a instalação.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, disse que há unanimidade entre os municípios envolvidos no projeto quanto ao interesse na implantação das PCHs. O secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana, afirmou que “toda a equipe de técnicos do setor está atenta e acompanhando o desenvolvimento da análise dos documentos para aprovar com segurança e viabilidade a implantação dos projetos”.

O plano de construção das PCHs está a cargo da empresa Três Fronteiras. No total, serão oito obras ao longo do Rio Pardo, no trajeto entre Barros Cassal e Passa Sete. Destas, três estarão em território sinimbuense ou parte dele, nas localidades de Linha Pinhal, Barra de Ferro e Linha Carvalho.

LEIA TAMBÉM: Por que a energia elétrica no Brasil é tão cara?

Uma nova reunião com os municípios e representantes da Três Fronteiras deverá ocorrer quando a empresa puder fornecer mais detalhes sobre o trâmite da documentação solicitada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Até o momento, a Declaração de Aprovação de Termo de Referência e Impactos Ambientais ainda não foi entregue na Secretaria do Meio Ambiente.

Além do secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana, a reunião teve a participação da prefeita de Sinimbu, Sandra Backes; do vice, Jackson Rabuske; e do secretário de Administração, Carlos Backes, bem como do prefeito de Herveiras, Nazário Rubi Kuentzer; do prefeito de Gramado Xavier, Marcelo Laufer; e do vice, Airton Berté. Também estiveram no encontro o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito; o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme de Souza; o diretor Eberson Silveira e a representante do deputado estadual Paparico Bacchi, a assessora parlamentar Fabiana Oliveira.

LEIA TAMBÉM: Conta de luz ficará mais cara em junho com bandeira tarifária no nível mais alto

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.