Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Conscientização

ÁUDIO: Cemas alerta para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Por mês, são distribuídas em torno de 15 mil em Santa Cruz

Datas festivas como o Dia dos Namorados, celebrado neste sábado, 12, são momentos oportunos para a realização de campanhas de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Anualmente a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), promove em Santa Cruz a distribuição de preservativos e de material informativo em bares e restaurantes da cidade. Este ano, mais uma vez, em razão da pandemia de Covid-19, a atividade estará suspensa para evitar contatos e possíveis contaminações.

Mesmo assim, o Cemas aproveita para fazer um alerta e lembrar a importância da prevenção e da realização do teste rápido para detecção precoce de doenças. A cada mês chegam ao serviço entre dez e 12 novos casos de HIV positivo, referentes aos nove municípios da área de abrangência. “Esse número tem se mantido, não diminui, e isso preocupa. E com a pandemia temos tido uma procura ainda menor”, avalia a enfermeira Micila Chiellie, coordenadora do órgão.

LEIA MAIS: Governo do Estado e Unesco lançam programa para combater ISTs e aids

Preservativos estão disponíveis para qualquer pessoa no Cemas, nos postos de saúde ou nas farmácias do município. Também o teste rápido para detecção de ISTs pode ser feito na unidade de saúde mais perto de casa.

Na manhã desta quinta-feira, 10, a enfermeira Micila Chiellie concedeu entrevista sobre o assunto à Rádio Gazeta. Confira:

LEIA MAIS: Casos de HIV crescem na região; Santa Cruz tem o maior número de pacientes em atendimento

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.