Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREOCUPAÇÃO

Aumento nos casos de Covid volta a deixar as autoridades em alerta na região

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

Vacina

Os números da Covid-19 em Santa Cruz do Sul e na região nas últimas semanas chamam a atenção. O salto nos casos positivos fez com que os estabelecimentos de saúde voltassem a adotar medidas que já haviam sido suspensas, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e a restrição para visitas a internados. Além disso, outro problema que persiste é a grande quantidade de pessoas com a vacinação em atraso, sobretudo as doses de reforço.

LEIA MAIS: Santa Cruz amplia vacinação bivalente contra a Covid-19 para o público com comorbidades

Em Santa Cruz, conforme o último boletim epidemiológico, são 47.898 casos confirmados desde o início da pandemia, que resultaram em 414 óbitos. Há ainda 309 pessoas positivas e em isolamento domiciliar. Na comparação com o boletim divulgado no dia 14 de março, são 1.054 registros a mais. Mesmo nesse contexto de subida, nenhum óbito foi notificado no período, bem como não há santa-cruzenses internados nos hospitais do município, somente dois pacientes oriundos de outras localidades.

Publicidade

Conforme as informações da Vigilância Epidemiológica, desde a segunda semana de março são cerca de 140 novos casos diários da doença. Apesar de elevado, o número está em queda na comparação com os primeiros meses do ano, época em que o panorama era mais preocupante. Para conter o avanço do coronavírus, as unidades de saúde intensificaram a testagem dos sintomáticos respiratórios, visando que os infectados sejam identificados e não transmitam para outras pessoas.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires contabiliza 200 casos de Covid-19 em uma semana

Outro ponto de destaque é a vacinação em atraso. Conforme os dados da Secretaria Estadual da Saúde, 8.069 pessoas não retornaram aos postos para completar o esquema primário (primeira e segunda doses) – 4.728 adultos, 1.027 adolescentes e 2.314 crianças. Tratando-se da terceira dose, ou primeiro reforço, o cenário é bem mais preocupante: 40.827 pessoas deixaram de receber o imunizante, o que corresponde a 36,13% do público total apto. Já a quarta dose, ou segundo reforço, que está disponível para a população geral acima de 35 anos, tem ainda mais atrasados: 27.657, ou 50,36% do total.

Publicidade

Conforme o coordenador do Programa Municipal de Imunizações, Roger Rodrigues Peres, os motivos para o quadro atual são diversos, mas ele garante que o Município segue com ampla divulgação dos locais disponíveis e públicos aptos à vacinação. Além disso, os agentes comunitários tratam sobre o tema nas visitas diárias e segue o trabalho de conscientização em instituições de longa permanência e casas de saúde. “O início da campanha de imunização contra a Influenza é uma oportunidade para a realização de duas vacinas, caso seja necessário”, observa. Salienta ainda a presença do ônibus da Secretaria Municipal da Saúde nos eventos realizados em Santa Cruz do Sul, no qual é possível receber as doses faltantes.

LEIA TAMBÉM: Vacina bivalente contra a Covid-19 é liberada para todos os grupos prioritários

O secretário municipal de Saúde, Elstor Desbessell, pede ainda a colaboração da população. “A Prefeitura vem realizando todos os esforços a seu alcance para promover a vacinação. No entanto, é necessária uma maior sensibilização da comunidade para a importância de se vacinar”, afirma. Ele reforça que, ao se imunizar, o indivíduo não está protegendo somente a si mesmo, mas colabora para impedir a transmissão do vírus nos ambientes. “Precisamos da ajuda de todos para que a Covid-19 deixe de ser uma preocupação para a sociedade.”

Publicidade

Novas regras nos hospitais

Em função do aumento do número de casos, que ocorre também entre os funcionários, algumas casas de saúde da região retomaram protocolos que haviam sido extintos. O Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, tornou novamente obrigatório o uso de máscaras por todos nos ambientes internos. Já o Hospital Vera Cruz apenas recomenda a medida, que passa a ser exigida somente em pacientes com sintomas gripais. Além disso, a instituição suspendeu temporariamente as visitas aos internados para reduzir o fluxo de pessoas e evitar surtos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.