Antes mesmo do início oficial do verão, no próximo dia 21, balneários e prainhas internas nos municípios da região começam a registrar maior movimentação de pessoas, que aproveitam as temperaturas mais altas para se refrescar. Para receber bem os veranistas, os locais estão sendo preparados, com limpeza e melhorias na infraestrutura.
Na região, as enchentes do ano passado ainda se refletem na reorganização dos espaços para a temporada 2025/2026. Em Vale Verde, no Balneário Monte Alegre, que recebe milhares de visitantes a cada ano, a Prefeitura realizou a recuperação em parceria com a Associação dos Protetores do Balneário Monte Alegre.
LEIA TAMBÉM: Operação Verão Total começa nesta segunda-feira no RS; veja dicas de segurança
Publicidade
No local, há cerca de duas semanas, iniciaram-se os trabalhos na área de camping, com roçada e limpeza. Também ocorreram a recuperação de decks, a construção de uma guarita de guarda-vidas – pois a estrutura que existia foi levada pela enchente – e melhorias para a trafegabilidade.
“O único fator positivo que ficou de mais uma enxurrada foi a grande quantidade de areia na praia, o que torna o local mais aprazível e convidativo a um mergulho”, afirma o vice-prefeito Gabriel Dettenborn de Mello. Ele salienta que investir no balneário é apostar no turismo, que impulsiona a economia e torna o município cada vez mais conhecido.
“Temos a praia de rio mais bonita e extensa da região e, por isso, precisamos valorizar nosso cartão-postal e cuidar dele com a atenção que merece”, afirma. “Neste ano, novidades irão chamar a atenção no balneário, como embelezamento e espaços instagramáveis e disponibilidade de 15 guarda-sóis gigantes.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Temporada de verão: quando abrem as piscinas dos clubes de Santa Cruz do Sul?
O balneário terá a abertura oficial da temporada no próximo dia 20, a partir das 16 horas, já com a presença dos dois guarda-vidas que atuarão na guarita. Na ocasião, haverá o segundo Encontro Náutico.

Candelária e Rio Pardo
Em Candelária, o Balneário Carlos Larger, a Prainha, passou por uma ampla recuperação desde a última enchente, que devastou o local. De lá para cá, segundo a Prefeitura, praticamente tudo teve que ser reconstruído.
Publicidade
Foram refeitas e construídas novas churrasqueiras e mesas e toda a área de convivência. Também ocorreu a reativação de dois banheiros da cabana e outros dois passam por reconstrução. Já a esteira que sustentava o antigo restaurante foi interditada. Depois que a estrutura for desmanchada, será feito piso com o objetivo de ter um espaço mais limpo, organizado e seguro.
LEIA TAMBÉM: “Nós estamos nos tornando um município de turismo eventual”, avalia secretário de Cultura
A secretária municipal de Turismo, Cultura e Cidadania, Cleonice Medeiros, salienta que o trabalho de manutenção é contínuo, para receber os visitantes o ano inteiro. “Nosso compromisso é manter a Prainha organizada, acolhedora e preparada para receber as famílias não só durante a temporada.”
Publicidade

As prainhas nas margens do Rio Jacuí, em Rio Pardo, também estão recebendo atenção especial. Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Essenciais, Jair Rodrigues, nos Ingazeiros ocorrem ações de limpeza, roçada, patrolamento e colocação de areia na orla, para melhorar o acesso dos banhistas. Outra providência é a instalação das guaritas dos guarda-vidas. Nos balneários Porto Ferreira, Santa Vitória, Porto das Mesas, do Biscoito e do Areial, nesta semana serão feitos cascalhamento e melhorias da iluminação pública, para garantir mais segurança aos frequentadores e pedestres. A praia dos Ingazeiros vai contar com guarda-vidas civis a partir do próximo sábado.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade