Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NA ROTA DO CALOR

Balneários resistem como opções tradicionais no verão da região; confira os espaços

Foto: Inor Assmann

Se a pedida para o seu verão for um chimarrão sob a sombra das árvores, um passeio de carro por estradas emolduradas por paisagens vistosas, ou até um dia de refresco em águas correntes, o Vale do Rio Pardo reserva pontos tradicionais. Em balneários abertos ao público, gerações vivenciam a estação mais quente do ano. Entre histórias e recordações de épocas áureas, muitos espaços ainda se mantêm na lista dos preferidos por moradores e visitantes.

Na última semana, a Gazeta do Sul visitou alguns desses espaços, além de buscar informações sobre outros recantos de natureza. Embora os municípios vizinhos a Santa Cruz do Sul sejam um celeiro de ambientes que atraem todos os públicos, alguns se consolidam como atração pelo acesso gratuito ao público. Afinal, não é preciso muito esforço para ouvir histórias de quem veraneia ou já veraneou muito por aí.

LEIA MAIS: Balneários da região permanecem próprios para banho, aponta boletim da Fepam

Rio Pardo

Na região, é possível que Rio Pardo seja abrigo dos balneários mais conhecidos no Vale do Rio Pardo. Pelo menos para os santa-cruzenses. Na Praia dos Ingazeiros, onde os rios Jacuí e Rio Pardo se encontram, há aqueles que não resistem à sombra das árvores que batizam a atração turística. Nas águas, o reflexo do sol dá aquele charme, enquanto os pratos à base de peixe tornam as experiências gastronômicas um convite ao deleite.

Embora o ambiente seja emblemático, moradores e visitantes seguem torcendo para que melhorias sejam realizadas a cada verão. E basta circular pela área para perceber que alguns espaços carecem de manutenção. Apesar disso, a Prefeitura tem planejado melhorias junto ao balneário. Uma delas foi o anúncio, na última quinta-feira, da iluminação de LED junto à quadra de areia, nas proximidades da praia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para blocos de camiseta do Carna Rio Pardo 2026

Conforme informações da assessoria de comunicação, nesta temporada o Município também promove uma programação especial com o Viva o Verão, que inclui a realização do Campeonato Praiano e do Vôlei Misto. As competições esportivas incentivam a prática de atividades físicas, fortalecem a integração entre os participantes e movimentam os balneários, atraindo atletas, famílias e visitantes de toda a região.

Enquanto isso, os balneários Porto Ferreira, Santa Vitória e Porto das Mesas também atraem o público. No primeiro deles, após esforços de um grupo de moradores, com apoio da Prefeitura, o ponto de banho junto à rampa foi revitalizado. A luta pela presença de guarda-vidas (reportagem publicada pela Gazeta do Sul nos dias 20 e 21 de dezembro de 2025) teve final feliz. No início de janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul designou agentes para atuar no local.

Publicidade

LEIA MAIS: Cheia do Jacuí prejudica veraneio em Rio Pardo e afasta visitantes

Pelas ruas, por sua vez, os reflexos da enchente histórica de 2024 ainda podem ser vistos. Pontos tradicionalmente ocupados nas temporadas já não existem mais, enquanto muitas moradias parecem abandonadas. Na outra extremidade, no Porto das Mesas, o cenário não é diferente. O tradicional ponto para banho, junto à Praça da Águia, já não oferece mais a tradicional faixa de areia, o que pode ser um empecilho para banhistas.

A presidente da Associação Pró-desenvolvimento Comunitário, Elisa Goetze, afirma que a ideia é “tentar consertar tudo”. De acordo com ela, já foram feitos pedidos à Prefeitura para que reparos nas ruas sejam realizados. “Temos poucos voluntários, mas tentamos fazer o que conseguimos. Já ganhamos ajuda pública, mas poderia ser mais.”

Publicidade

Vale Verde

Para aqueles que curtem pegar a estrada, o Balneário Monte Alegre, em Vale Verde, pode ser uma opção interessante. De Santa Cruz até lá, são 60 quilômetros com paisagens que encantam. Ao chegar no recanto turístico, os visitantes contam com um espaço preparado para as sensações do verão. Estações para fotos, deck de descanso, quadra de areia para esportes, ampla área de camping e pedalinhos podem ser usufruídos durante a permanência.

LEIA TAMBÉM: Vale Verde abre inscrições para fornecimento ao Programa de Aquisição de Alimentos

A extensa faixa de areia, com a área de banho delimitada pelos guarda-vidas, também garante o conforto dos frequentadores. Conforme nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, “o balneário nunca teve tantas atrações como neste ano”. Há, inclusive, diferentes atrações gastronômicas, com destaque para um restaurante de dois andares que oferece delícias com a cara do verão. Além disso, a área de camping é estruturada com iluminação pública, churrasqueiras, banheiros e chuveiros novos.

Publicidade

General Câmara

Destino muito lembrado no verão, em General Câmara é possível conhecer dois balneários públicos principais: da Cachoeirinha e de Santo Amaro. Conforme a assessoria de comunicação, ambos os espaços foram significativamente afetados pelas últimas cheias. No entanto, a administração municipal vem realizando investimentos e ações de recuperação para que essas áreas voltem a ser utilizadas pela comunidade e visitantes, de modo a garantir lazer, segurança e convivência.

LEIA MAIS: Susepe doa veículo aos Bombeiros Voluntários de General Câmara

Ambos os pontos oferecem estruturas básicas, incluindo banheiros públicos, iluminação, abastecimento de água e churrasqueiras para uso coletivo. O Balneário da Cachoeirinha, por sua vez, conta com área de camping, com vigilância 24 horas, proporcionando mais segurança aos frequentadores. Outro aspecto interessante é que as opções têm fácil acesso e estacionamento e estão perto do Centro da cidade, com diferentes pontos para alimentação.

Sinimbu

Embora seja uma boa pedida para um passeio durante o verão, o município não conta com balneários oficiais. Conforme informado pela assessoria de comunicação da Prefeitura, visitantes e moradores costumeiramente acessam as margens do Rio Pardinho. Entre os locais de acesso está a área atrás da Igreja Evangélica, no Centro, e outros em Linha Inverno, Linha Verão, Alto Sinimbu, Linha Rio Grande, Rio Pequeno e Alto Rio Pequeno, entre outras localidades. Sem falar no Salto do Rio Pardinho, que integra a Reserva Particular do Patrimônio Natural, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

LEIA TAMBÉM: Sinimbu passa a contar com uma nova profissional na Assistência Social

Vale do Sol

O município pode ser pequeno no número de habitantes, mas é grande em belezas naturais. No leque de opções está a Prainha do Vale, em Faxinal de Dentro, com acesso pela RSC-287. Até lá são cerca de 30 quilômetros, saindo do centro de Santa Cruz do Sul. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o atrativo de verão conta com uma estrutura mais completa, com churrasqueiras e banheiros. Há também pontos para venda de comes e bebes nas imediações.

LEIA MAIS: Vale do Sol obtém destaque no Programa Nacional da Transparência Pública

Além de se banhar pelas águas do Rio Pardo, que passam pelo solo vale-solense, aos mais aventureiros ainda é possível conhecer as cascatas da Linha São Miguel e da Linha Plums, ambas no interior. O Poço Azul, em Linha Alto Quilombo, é outro ponto para visitação sem cobrança de ingresso. Vale ressaltar que essas últimas opções não oferecem estrutura para visitantes e os acessos podem ser difíceis.

Prefeitura de Vale do Sol/Divulgação/GS

Candelária

Tradicional ponto de lazer no verão, a Praia Carlos Larger conta com fácil acesso, a apenas 2 quilômetros do centro da cidade. Basta seguir pela Avenida Pereira Rêgo, a principal da zona urbana, para chegar até o ponto turístico. No local, há uma extensa faixa de pedras onde os visitantes podem se acomodar. Ao entrar na água, no entanto, é preciso ficar atento às placas que indicam pontos perigosos no Rio Pardo.

LEIA TAMBÉM: Caixa doa 26 arquivos para a Prefeitura de Candelária

Segundo a primeira-dama e secretária de Turismo, Cultura e Cidadania, Cleonice Medeiros, há churrasqueiras, mesas, banheiros, estacionamento, lancheria e área para camping. Ela lembra que o espaço ainda está em fase de recuperação, devido às últimas enchentes. “É um lugar muito atraente, calmo e com sombra.” Além da Prainha, como o local também é conhecido, há a Ponte do Império, distante cerca de 17 quilômetros da área central.

Foto: Inor Assmann

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE REGIONAL

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.