Além da direção, da comissão técnica e dos atletas, outras pessoas contribuem com o sucesso do FC Santa Cruz na campanha vitoriosa do Campeonato Gaúcho da Série A2. O zelador Osmar Batista, de 52 anos, e a cozinheira Miraci Porath, de 65 anos, são colaboradores incansáveis no clube do Estádio dos Plátanos.
Batista tem um almoxarifado ao lado do campo, onde guarda as ferramentas de trabalho. Ele é responsável pelas condições do gramado, um dos mais elogiados da competição. A tarefa é exercida por ele há nove anos. Antes de ser contratado, acompanhava os jogos da arquibancada. Agora faz parte da família carijó. Conforme Batista, será uma satisfação ver a equipe na elite pela primeira vez.
“O clube é uma segunda família. A gente cria uma amizade com todos que passam por aqui. É um orgulho ver o trabalho dar certo. Fico emocionado por essa conquista do Galo”, afirma Batista, sempre munido do socador para ajeitar os buracos no gramado.
Publicidade
LEIA MAIS: Personagens do acesso de 1997 fazem parte da campanha do Santa Cruz em 2023

Foto: Rodrigo Sales/Albus Produtora
Miraci é uma integrante de longa data. São 14 anos no comando da cozinha do refeitório. Ela chega cedo, antes das 6 horas, para deixar o café da manhã pronto. No período da tarde, inicia os preparativos do jantar. Os atletas almoçam em restaurantes.
Ela é cuidadosa com o cardápio. Não abusa do sal, da gordura e do açúcar para manter a dieta nutricional correta para os atletas. Segundo ela, não pode faltar arroz, feijão, massa e carne. “Eles parecem filhos. Sempre pedem uma sobremesa. Nos damos muito bem”, fala com carinho em relação aos atletas.
Publicidade