O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), lamentou na madrugada desta terça, 25, em suas redes sociais, a morte do escritor Olavo de Carvalho. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso País”, escreveu o presidente em suas redes sociais. “Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, continuou o presidente.
Olavo de Carvalho morreu na noite dessa segunda-feira, 24, aos 74 anos, em um hospital na região de Richmond, na Virgínia, Estados Unidos. O anúncio foi feito pela família de Carvalho nas redes sociais, na madrugada desta terça-feira, 25.
LEIA MAIS: Escritor Olavo de Carvalho morre aos 74 anos
Publicidade
No ano passado, o escritor teve diversos problemas de saúde, que o levaram a uma série de internações em São Paulo e nos Estados Unidos, onde morava. No dia 15 de janeiro deste ano, a equipe do escritor – crítico das vacinas contra o novo coronavírus – anunciou um diagnóstico de Covid-19.
Apesar de ter sido um grande apoiador do presidente durante as eleições de 2018, Olavo vinha realizando uma série de críticas ao governo, depois que esse perdeu o viés ideológico ao abrir espaço para o Centrão. Mesmo com o racha, o escritor ainda declarava voto a Bolsonaro em 2022.
Luto oficial
O presidente decretou luto oficial de um dia pela morte de Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. O decreto consta em edição extra do Diário Oficial da União publicada nesta terça, 25.
Publicidade
Até hoje, Bolsonaro havia decretado apenas um luto oficial, em referência à morte do ex-vice-presidente da República Marco Maciel, ocorrida em 12 de junho de 2021, por um período de três dias.
CONFIRA TODAS AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade