A secretária de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul, Bruna Molz, esteve no programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã desta quinta-feira, 4, para fazer um balanço sobre as atividades da pasta no município em 2025. Durante a entrevista, Bruna destacou os números da secretaria inédita em Santa Cruz e elencou os objetivos para o próximo ano.
Segundo Bruna, 1.782 castrações foram feitas através da clínica da secretaria e outras 843 por meio do CastraPet, fechando 2.625 procedimentos no ano. “Precisamos castrar o maior número possível de animais em situação de maus-tratos, abandonados e de famílias de baixa renda”, afirmou. A secretária explicou, ainda, que o serviço do CastraPet está em pausa, mas deve ser reativado pela empresa ganhadora da nova licitação ainda neste mês.
LEIA TAMBÉM: Hospital Veterinário já realizou em torno de 10 mil atendimentos
Publicidade
No Hospital Veterinário foram 1,9 mil atendimentos até o início de dezembro. Conforme Bruna, 95% das consultas foram para famílias de baixa renda. “Esses animais tiveram dignidade, foram castrados, vacinados e atendidos gratuitamente pelo convênio municipal”, enfatizou. Em relação aos acionamentos de urgência e emergência de animais feridos foram 627 no total.
Também foram realizadas 284 vistorias através de boletins de ocorrência registrados por maus-tratos no município. As ações, realizadas pela equipe de Bem-Estar Animal junto à Polícia Civil, contou com 342 relatórios de animais vistoriados. A secretária revelou, ainda, que houve 32 autos de recolhimento. Em relação aos animais adotados cerca de 300 ganharam um novo lar neste ano.
Novos objetivos
A secretária de Bem-Estar Animal evidenciou avanços importantes no atendimento à fauna silvestre. Segundo ela, a parceria com a Prefeitura de Cachoeira do Sul e a ONG Cayana já tem garantido o resgate e a recuperação de diversas espécies. “Todo animal merece atendimento. Onde está escrito que um gambá não merece cuidado?”, questionou. Bruna frisou que a formalização de um convênio no próximo ano deve ampliar esse trabalho em Santa Cruz, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o atendimento especializado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz passa a contar com Pix para doações ao Fundo de Proteção e Bem-Estar Animal
Durante a entrevista, Bruna também relembrou a chave Pix para doações, que é o e-mail [email protected]. Segundo ela, qualquer pessoa pode doar para o Fundo do Bem-Estar Animal. Ainda, é possível ajudar através do banco de ração. “Abrimos um edital para empresas que queiram nos ajudar com ração para doarmos a pessoas e a ONGs”, explicou.
Ouça a entrevista na íntegra
*Colaboraram Carina Weber e Márcio Souza
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade