Tradição na Alemanha, a Eiersuchen – procura pelos ovos – tem sido cultivada por aqui. Em Santa Cruz do Sul, a Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch realiza desde 2005 a atividade, que envolve os estudantes do educandário. No entanto, neste ano a ação será ampliada e terá a participação de alunos do Colégio Mauá e das escolas municipais de Educação Infantil.
A edição deste ano está marcada para ocorrer dia 15, terça-feira, a partir das 18h30. Em 2024, teve a participação de 80 crianças. “Com certeza será o maior da história do instituto, superando o evento de 2024, o qual já teve majestoso sucesso”, salienta a diretora da Escola de Língua Alemã, Jaqueline Bender.
LEIA TAMBÉM: Uninter Polo Santa Cruz do Sul terá solenidade de formatura neste sábado
Publicidade
Como vai funcionar
Cada grupo de participantes, organizado por faixa etária, terá um coordenador que iniciou a preparação há uma semana. “Os alunos e professores da Auf gut Deutsch foram responsáveis pela pintura das casquinhas dos ovos, que ficaram especialmente coloridas. Tudo para deixar o evento com essa atmosfera animada para o numeroso público infantil inscrito no evento”, salienta Jaqueline.
Durante o evento, os participantes, munidos de cestas e lanternas, recebem a ajuda do líder do grupo – um aluno adulto da Auf gut Deutsch. Eles decifram um enigma com pistas, em língua alemã, as quais indicam o trajeto a ser percorrido pelas ruas do Centro de Santa Cruz para encontrar os ovos.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura realiza ação para fiscalizar a qualidade do serviço no transporte coletivo urbano
Publicidade
Segundo a organizadora do evento, a expectativa vai aumentando na medida em que cada criança se sente livre, feliz e entusiasmada por desvendar as pistas pelas ruas da cidade e saber que logo em frente há uma grande surpresa. “Todo o conjunto da atividade tem um objetivo muito nobre, uma vez que propicia interações sociais saudáveis para o pleno desenvolvimento de habilidades associadas às funções executivas das crianças”, salienta Jaqueline.
Ela explica que o primeiro passo ocorreu em sala de aula. Os estudantes desenvolveram a habilidade da pintura em casquinha de ovos. Além disso, realizaram estudos das cores em língua alemã e do vocabulário de Páscoa, com histórias sobre a data e seus símbolos na Alemanha.
“Afinal, é graças a uma tradição iniciada em solo alemão que, atualmente, crianças ao redor do mundo correm em busca dos ovos escondidos pelo coelhinho da Páscoa.”
Publicidade