Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GOSTOU DA IDEIA?

Cachaça de erva-mate? Estudo sobre a iguaria chama a atenção durante a Expointer

Destilado de erva-mate utiliza técnica inédita que aproveita frutos da planta fêmea, antes descartados pela cadeia produtiva - Foto: Ascom Expointer

Quem disse que a erva-mate só serve para chimarrão e tererê? Na 48ª Expointer, que encerrou nesse domingo, 7, uma novidade roubou a cena no espaço do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS): a cachaça feita a partir da planta de erva-mate.

A ideia surgiu de uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Emater/RS. O estudo analisou o perfil químico da planta cultivada no Alto Taquari e revelou características bem específicas, que abriram caminho para a criação da nova iguaria.

LEIA TAMBÉM: Expointer de 2025 bate recorde de público de todas as edições

Publicidade

Mas a novidade veio de onde ninguém esperava: dos frutos da planta fêmea da erva-mate. Antes vistos como resíduos sem valor e até como um “peso” para a árvore, agora eles são a matéria-prima para a produção da cachaça.

Segundo a pesquisadora Helen Hackbart, já foram produzidos 500 litros em uma planta piloto, e o time de pesquisadores segue estudando o ponto ideal de maturação dos frutos para garantir qualidade e sabor à bebida. Por enquanto, a cachaça de erva-mate ainda não tem nome definido, mas promete agitar o mercado e levar o gosto da inovação aos quatro cantos do Estado.

Com informações do governo do Estado.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.