Os desafios da pecuária de leite no Rio Grande do Sul foram tema de um seminário promovido pela Emater/RS-Ascar na manhã dessa quarta-feira, 20, no auditório central da Expoagro Afubra. Na ocasião, o assistente técnico estadual de Bovinos de Leite da entidade, Jaime Ries, e o extensionista rural Diego Barden dos Santos apresentaram um estudo detalhado com dados do setor. Com base nos indicadores, Ries constatou que a produção encontra-se estagnada há quase uma década. Entre 2015 e 2023, 51 mil produtores abandonaram a atividade. O número corresponde a 60,8% do total.
A pesquisa da Emater identificou que o preço do leite é a principal dificuldade para quase metade (49%) dos produtores gaúchos entrevistados. Além disso, são apontados entre os principais desafios a mão de obra (45,9%), custos de produção (42,11%) e sucessão familiar (41,91%).
LEIA MAIS: Após temporal, Expoagro Afubra suspende programação desta quinta
Publicidade
O rebanho leiteiro também reduziu nos últimos anos. Entre 2015 e 2023, foram 404 mil animais a menos nas propriedades gaúchas. Conforme o levantamento, a produtividade aumentou para 4,58 litros de leite por dia, um acréscimo de quase 40%. “Observamos que aqueles produtores que continuaram na atividade, estão investindo em tecnologia, equipamentos e conhecimento. E isso tem levado a um ganho de produtividade”, explicou Ries.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade