Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pesquisa

Cães conseguem reconhecer alegria e raiva dos humanos

Expressões faciais aliadas ao tom de voz de um humano são suficientes para que os cães reconheçam por qual emoção seu dono está passando. Antes, esta capacidade era atribuída apenas ao homem em relação a outra espécie. As informações foram divulgadas através de um estudo publicado nesta quarta-feira, 13. 

Os animais conseguem, geralmente, interpretar apenas as emoções de seus semelhantes e antecipar suas intenções. Para conseguir compreender as angústias ou alegrias de outra espécie, o cérebro necessita ser capaz de transcrever representações mentais de imagens e sons, poder avaliá-las, compará-las, associá-las e combiná-las. 

Para fazer o estudo, publicado na revista Biology Letters da Royal Society britânica, pesquisadores da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, e da Universidade de São Paulo (USP), 17 cachorros foram colocados diante de imagens de rostos que manifestavam alegria ou raiva, associadas à voz de uma pessoa feliz ou irritada. 

Publicidade

As representações dos rostos felizes eram associadas, sucessivamente, a uma voz agradável e a uma voz irritada. Após, fizeram o mesmo com as imagens de pessoas visivelmente estressadas. Através do experimento, os pesquisadores comprovaram que os cães prestavam mais atenção quando as expressões faciais eram concordantes, dando a entender que eram capazes de analisar o vínculo e definir se a informação fazia sentido. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.