A Câmara de Santa Cruz do Sul teve um longo dia de trabalho nessa quinta-feira, 19. Começou com a audiência pública para tratar sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), deu sequência com a última sessão do ano e completou com a reunião especial para a eleição da Mesa Diretora para 2026. Para dar conta de limpar a pauta, foram colocados em votação 38 projetos, um recorde no Legislativo municipal.
Entre os textos avaliados pelos vereadores estava a LOA, que prevê orçamento de R$ 958.090.972,90. Desse total, 33,08% são destinados à Saúde, tentando minimizar a situação registrada neste ano, em que houve problemas orçamentários na pasta. Outros 22,48% foram para a Educação. As duas pastas que mais recebem recursos superam 55% das receitas previstas para o próximo ano.
LEIA MAIS: Serginho Moraes é eleito presidente da Câmara de Vereadores para 2026
Publicidade
Entre as sugestões dos vereadores em relação ao estimado para 2026, Professor Cleber (União Brasil) apontou que eventual superávit da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz (Agerst) pode ser destinado à aquisição de caixas d’água para comunidades mais vulneráveis. Cleber aproveitou para solicitar a prestação de contas deste ano da agência reguladora.
Além da LOA, foram aprovados, em regime de urgência, projetos como o que altera a lei sobre a criação do Departamento Municipal de Redes Hídricas (Demurh); o que muda lei que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do município e o que autoriza a doação de imóveis ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
LEIA MAIS: Câmara de Santa Cruz homologa licitação para construção da sede própria
Publicidade
Com abstenção de Raul Fritsch (Republicanos) e de Professor Cleber, foi acolhido o veto do prefeito Sérgio Moraes (PL) relativo ao projeto que denomina a Estrada do Mato como Rua Anselmo Gomes de Oliveira. O Município também foi autorizado a receber área de terras da empresa UTC Brasil Indústria e Comércio de Tabaco Ltda. Diante do parecer negativo, o vereador Serginho Moraes (PL), com emenda de plenário, trocou para “autorizativo” o tom de seu projeto de instalação de equipamentos para evitar o entupimento de bueiros, possibilitando a apreciação.

Nicole se despede da Mesa
A presidente Nicole Weber Covatti (PP) fez um longo discurso de despedida na última sessão ordinária do Legislativo sob o seu comando. Aproveitou a oportunidade para fazer agradecimentos aos servidores da Casa, aos colegas legisladores, à imprensa e – destacou especialmente – aos eleitores, que lhe garantiram o título de mulher com a maior votação para a Câmara de Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: “Foi necessário ser combativa, mas agora é o momento de proposições”, afirma Nicole Weber Covatti
Publicidade
Disse que foi um ano de paz. “Uma cidade em paz faz mais proposições para o Município”, reforçou. Confirmou estar ansiosa para voltar à cadeira como vereadora, o que lhe possibilita apresentar projetos e votar. “Quero focar muito nas minhas pautas, como a conquista que tivemos da Procuradoria da Mulher, mas também trabalhar com crianças e jovens.”
Nicole acredita que seja necessário incrementar políticas públicas para esse segmento da sociedade, criando, por exemplo, a segunda unidade do Conselho Tutelar em Santa Cruz do Sul. Além disso, reforçou que não deixará o foco como vereadora, mesmo tendo anunciado a pré-candidatura à Assembleia Legislativa em 2026.
Sobre a sua gestão na presidência, conseguiu alguns recordes, como a votação de 38 projetos na última sessão e mais de 6 mil atendimentos via gabinete durante este ano. Apresentou, como surpresa, a homologação da licitação para contratar a empresa para construção da sede própria da Câmara.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade