Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BEM-ESTAR ANIMAL

Câmara de Candelária instala frente em defesa dos animais

Foto: Lula Helfer

A causa animal ganhará mais uma aliada em Candelária com a instalação da frente parlamentar em defesa dos animais na Câmara de Vereadores, na terça-feira. O grupo composto por quatro parlamentares será responsável por discutir sobre o tema, bem como propor ações junto com Executivo e protetores para solucionar problemas como maus tratos e abandono, bastante frequentes no município.

A frente será composta pelos vereadores Jorge Willian Feistler (PTB), Cristina Rohde (PS-DB), Ginevra da Silveira (PSB) e Marcelinho D’Ávila (Progressistas). Neste primeiro ano, Feistler será o presidente e Cristina a secretária. Os quatro vereadores se reunirão mensalmente para debater o assunto, com o primeiro encontro marcado para o dia 15 de julho. A ideia é planejar uma série de ações e projetos em defesa dos animais. “Vamos tratar sobre todos os projetos que são de interesse da proteção e do bem-estar dos animais. O município de Candelária possui índices alarmantes de abandono, maus-tratos e zoonoses, e nós queremos estudar, avaliar e discutir propostas para garantir melhores condições de saúde pública. Estamos dispostos a construir e ajudar a resolver esses problemas”, destacou Feistler.

A frente parlamentar irá atuar dentro da Câmara, mas dialogando com todos aqueles que se interessam pela causa animal. As ações se desenvolverão mediante um trabalho conjunto com os órgãos públicos e as associações. A ideia é que haja a participação de representantes do Executivo, das ONGs, dos protetores independentes, profissionais da área e demais munícipes envolvidos com a questão animal durante os encontros.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sancionada lei que considera maus-tratos acorrentar animais em Santa Cruz

Autor do projeto da lei que pune ou abandona animais, Feistler acredita que a falta de execução das regras é um dos principais problemas do município. “Precisamos que a lei seja cumprida e as pessoas que praticam esse tipo de crime sejam punidas. Também queremos que seja disponibilizado um contato direto, por telefone ou internet, para atendimento, a qualquer hora do dia, de situações envolvendo animais”, ressaltou o vereador.

Além disso, a frente parlamentar pretende buscar parcerias para castrações e atendimento veterinário imediato e gratuito aos animais vítimas de violência. Outra reivindicação é para que se tenha em Candelária um centro de bem-estar animal com canil e departamento de castrações, além da realização de campanhas de conscientização e arrecadação de rações.

Parlamentares avaliarão aspectos como maus-tratos e abandonos, hoje frequentes | Foto: Matheus Haetinger/Divulgação/

AÇÕES PREVISTAS
Busca por parcerias com clínicas veterinárias, que contemplem assistências clínicas, pequenas cirurgias, aplicações de vacinas e principalmente a castração de animais de rua.

Publicidade

Parcerias com fabricantes de rações e mobilização de campanhas junto à comunidade para arrecadação de rações, com o apoio e a autorização do poder público.

Elaboração de políticas públicas permanentes e específicas, que envolvam programas multidisciplinares, sustentáveis e humanitários de manejo aos animais domésticos.

Desenvolver projetos educativos.

Publicidade

Criação de um Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal para animais de rua.

Criação de uma cartilha para que seja disponibilizada principalmente nas escolas.

LEIA TAMBÉM: Data ressalta a importância da adoção responsável

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.