A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou na segunda-feira, 8, uma sessão solene em homenagem ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A sessão, proposta pelo vereador Raul José Hermes (PL), celebrou a atuação dos instrutores da Brigada Militar e o impacto do programa na prevenção primária ao uso de drogas e à violência entre crianças e adolescentes do município.
A solenidade reuniu autoridades, policiais militares, educadores, famílias e crianças formandas do programa, reconhecendo o Proerd como uma ferramenta essencial na construção de uma sociedade mais segura e consciente. O programa, desenvolvido pelo 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), é um pilar na formação de valores e na aproximação entre a comunidade e a força policial.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores homenageia Dulce Helfer com título de Cidadã Honorária
Publicidade
A sessão foi conduzida pela presidente do Poder Legislativo, Nicole Weber Covatti (PP), o secretário da Câmara, vereador Professor Cléber; o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Cristiano Marconatto; a subcomandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Capitã Raquel Fernanda Matte; a coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Santa Cruz do Sul e presidente do Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), soldado Elisângela Benvengnu e o vereador Edson Douglas Ribeiro Sortica, primeiro Policial Militar eleito vereador em Santa Cruz do Sul e ex-integrante do Proerd e o diretor da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, Fernando Wegner.
Em seu pronunciamento, o vereador Raul Hermes destacou a importância de plantar “sementes de coragem, de consciência e de esperança” no coração das crianças. O parlamentar enfatizou o papel transformador do Proerd na desmistificação da figura do policial, ressaltando a confiança e a proteção que a Brigada Militar oferece à juventude.
LEIA TAMBÉM: Câmara homenageia associada centenária do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores
Publicidade
“O Proerd vem justamente para corrigir essa ideia errada que, por muito tempo, ficou enraizada na cultura. O Proerd mostra que o policial não é alguém de quem se foge, mas de quem se aproxima. Não é ameaça, é proteção. Não é medo, é confiança. Não é o ‘bicho-papão’, é o guardião”, citou.
O vereador também prestou uma homenagem especial aos instrutores do programa, a quem chamou de “educadores fardados” e “heróis”, por levarem a missão de prevenção com “sorriso no rosto, com paciência no olhar, com amor na missão”. A sessão contou ainda com a presença e a saudação do vereador Edson Sortica (PL), ex-policial e instrutor do PROERD, que teve sua trajetória no programa lembrada por Hermes.
LEIA TAMBÉM: Campeãs do Palco do Saber recebem homenagem na Câmara de Vereadores
Publicidade
O Proerd é reconhecido por fortalecer vínculos familiares, auxiliar a escola na educação cidadã, diminuir conflitos e proteger o futuro da cidade, ensinando as crianças a fazerem escolhas seguras e saudáveis. “A vocês, policiais instrutores, eu deixo aqui meu agradecimento mais profundo: Vocês mudam vidas. Vocês salvam destinos. Vocês protegem o futuro da nossa cidade”, comentou Raul Hermes.
A homenagem reforça o compromisso do Legislativo de Santa Cruz do Sul com as políticas públicas de prevenção e com o reconhecimento do trabalho da Brigada Militar em prol da comunidade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!