Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

sustentabilidade

Câmara Setorial do Meio Ambiente vai reiniciar as atividades na região

Em Santa Cruz, gestores debateram a questão dos resíduos: grupo avalia agora a construção de um aterro no Vale do Rio Pardo

Os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) decidiram reiniciar as atividades da Câmara Setorial do Meio Ambiente, que será formada por representantes técnicos dos municípios consorciados. O grupo de trabalho foi criado entre 2018 e 2019, quando houve avanços significativos no debate. Contudo, a pandemia atrapalhou o planejamento.

Na assembleia extraordinária da última sexta-feira, 24, em Santa Cruz do Sul, houve a apresentação dos prazos e demandas do marco do saneamento. É necessário definir os encaminhamentos sobre a gestão de resíduos sólidos na região, que deve contemplar coleta, transporte e destinação de resíduos verdes, da construção civil e volumosos (eletrodomésticos). Uma das possibilidades apontadas é a construção de um aterro no Vale do Rio Pardo, o que traria economia de até 30% aos municípios.

LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores desenvolve ações sobre o meio ambiente

Publicidade

A obra é uma das questões a serem analisadas pela Câmara Setorial, assim como a viabilidade de uma parceria público-privada para a execução do serviço. “Esse grupo de trabalho vai retomar os estudos, talvez fazer visitas técnicas, para verificar qual a melhor solução para a região”, disse o prefeito de Vera Cruz e vice-presidente do Cisvale, Gilson Becker.

No encontro também ocorreu a assinatura de contratos do programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. Eles irão proporcionar, ao todo, um investimento de R$ 19,5 milhões aos municípios de Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Pantano Grande e Passo do Sobrado.

LEIA TAMBÉM: Amvarp, Amvat e Cisvale se reúnem em assembleia durante a Fenachim

Publicidade

Os prefeitos também conversaram a respeito da necessidade de apoiar uma mobilização da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em Brasília, na próxima terça-feira, 5 de julho. O movimento é contra o aumento de despesas e redução de receitas das prefeituras. “Estamos com mais responsabilidades, como é o caso do piso do magistério e da enfermagem, e com cada vez menos recursos”, apontou o presidente da Amvarp, o prefeito de Encruzilhada do Sul, Benito Paschoal.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.