Apesar do tempo nublado, a Rua Marechal Floriano se encheu de luz na tarde dessa terça-feira, 5. Durante a caminhada de abertura do Agosto Laranja, os participantes distribuíram cores e conscientização pelo centro de Santa Cruz. Do ponto de partida, em frente à Catedral, ao de chegada, na Praça da Cultura, mais de 250 pessoas de diferentes instituições vivenciaram um dia especial na luta pela visibilidade.
Conforme a coordenadora do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Alinelly Lehmen, os trabalhos sempre buscam sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre o tema. “Queremos dar visibilidade a eles. Vamos contar com um mês inteiro de programação para provocar diferentes reflexões.” Em Santa Cruz do Sul, o Agosto Laranja – Mês da Pessoa com Deficiência foi instituído pela lei 8.687, de 24 de agosto de 2021, de autoria da vereadora Nicole Weber Covatti.
LEIA MAIS: Programação do Agosto Laranja começa nesta segunda em Santa Cruz; veja atividades
Publicidade
De acordo com o censo de 2022 do IBGE, 11% dos habitantes no município apresentam alguma deficiência, entre física, intelectual, transtornos do espectro autista, surdez e cegueira. “Mas nós acreditamos que esse número ainda seja maior, sem falar nos portadores de fibromialgia, reconhecida como deficiência recentemente”, afirma Alinelly.
Inclusão real
Durante a cerimônia de abertura do Agosto Laranja, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, afirmou que o papel da gestão é fazer com que as coisas aconteçam. “Nosso trabalho é voltado à inclusão verdadeira. É isso que queremos continuar fazendo. Esse mês é totalmente de vocês.”
O vice-prefeito Alex Knak reforçou o compromisso com a causa, principalmente em relação ao desenvolvimento de políticas públicas que atendam a todos. “Sabemos que isso tem que partir do conjunto. Queremos fazer a inclusão na prática, de verdade, no dia a dia, não só no mês de agosto.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro apresenta painéis sobre o papel do jornalista e a relação entre o rap e a escrita
Após a apresentação das ginastas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que marcou o encerramento da cerimônia, o orientador social do Centro Dia, da mesma instituição, Adriano Ferreira, preparava-se para o retorno do grupo de 14 pessoas. “A inclusão promove autonomia. Sempre procuramos estimular isso para que se sintam importantes, para que possam ter contato com outras pessoas. Eles gostam muito.”

Programação
As atividades do Agosto Laranja seguem até o dia 31. Entre os destaques estão a Feira do Livro Acessível, na próxima quinta-feira, 7, das 9 às 19 horas, na Praça Getúlio Vargas; o Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, de 13 a 15 de agosto, no Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); o Feirão de Empregos, no dia 22; os Jogos Municipais de Inclusão, no dia 30; e a mateada de encerramento, no dia 31, na Praça da Bandeira.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade