Um grupo de 90 pessoas de Santa Cruz do Sul e Sinimbu aproveitou a tarde ensolarada de sábado, 17, para se exercitar ao ar livre e contemplar as paisagens do interior. Elas participaram da Caminhada Partiu Natureza – “Caminhos da Reconstrução”, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz e Prefeitura de Sinimbu.
Em um trajeto de 8 quilômetros de estrada de chão, considerado de fácil acesso, os caminhantes tiveram a oportunidade de cuidar da saúde, com a prática da atividade física, e, sobretudo, visualizar a resiliência de uma comunidade que precisou se reconstruir após a devastação das enchentes em maio do ano passado.
LEIA TAMBÉM: A força para salvar uma terra devastada
Publicidade
Conforme o diretor do Sesc Santa Cruz, Fabrício Gianezini, essa quarta edição da caminhada foi especial justamente pela proposta de mostrar a reconstrução do município. “Durante o percurso, as pessoas puderam visualizar o que aconteceu há exatamente um ano. É impossível a gente não imaginar o quanto foi afetada nossa região e, principalmente, Sinimbu”, destacou. “Então, a caminhada tem um significado especial e a gente se emociona porque também estivemos aqui, com a equipe do Sesc, prestando apoio naquele período. Ainda estamos apoiando o poder municipal, dentro do possível, com nossas atividades.”

O Partiu Natureza é um projeto que migrou de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul e atualmente é realizado por todas as unidades do Sesc no Estado. “Acontece na Serra, no Litoral, aqui na região central do Estado, em vários lugares.”
Segundo Gianezini, o objetivo do Sesc Santa Cruz é promover, já no segundo semestre deste ano, uma edição do Partiu Natureza em Rio Pardo. Além de proporcionar às pessoas a vivência de novas experiências e conexões, o Sesc procura fortalecer os comércios locais. “A caminhada culminou com um café colonial, então a gente busca valorizar e fomentar também o comércio.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Museus que celebram a cultura e preservam histórias
O roteiro, com início no Passo do Bismark, em Alto Sinimbu, incluiu passagem até a localidade de Passo Rio Pequeno. De lá, os participantes seguiram para o café colonial na JR Lanches, em Rio Pequeno. O trajeto foi previamente mapeado por integrantes do Sesc e pessoas que conheciam os locais.
Segundo a chefe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Sinimbu, Fabiani Knod, que atuou como guia da caminhada, a proposta foi organizar um trajeto de fácil acesso e em vias de menor movimento. “Queríamos proporcionar essa conexão com a natureza, mas também vislumbrar os locais que foram recuperados após as enchentes”, ressaltou.
Publicidade
O que disseram os participantes
Terezinha Conceição Menezes Rosa, 70 anos

Participante ativa do grupo do Sesc Santa Cruz, Terezinha costuma caminhar pelo menos três vezes por semana e diz perceber a importância dos exercícios. Por isso, aproveitou a oportunidade de aliar benefícios à saúde e visualizar as paisagens e o verde da natureza. “Está sendo ótimo participar”, avaliou.
Vilma da Rosa Rodrigues, 74 anos
Publicidade

Vilma caminha diariamente. Tanto na rua quanto na esteira, disse que tenta manter uma média de 10 a 17 quilômetros de caminhada por dia. “Pra mim é excelente. A melhor coisa que tem é ler e caminhar, e ir na academia encontrar os colegas e os instrutores. Dá uma sensação de missão cumprida, de ter feito algo pela saúde”, disse. “O percurso foi ótimo, é muito bom estar na natureza. Depois de tudo o que a gente viu nas enchentes, é gratificante poder caminhar aqui agora.”
Elci Melchior da Silva, 66 anos

Elci não perdeu nenhuma das edições anteriores do Partiu Natureza. Ela contou que as caminhadas ao ar livre, principalmente no interior, fazem com que relembre momentos da infância no interior de Sobradinho, hoje município de Lagoa Bonita do Sul, na região Centro-Serra. “A gente trabalhava na lavoura, então era um hábito caminhar em meio a esse tipo de paisagem. É muito bom reviver essa simplicidade. A gente fica até com mais vontade de viver.”
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!