Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estado

Campanha de vacinação contra a pólio começa amanhã

A partir deste sábado, 15, todas as crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação para receber a vacina contra a poliomielite. No primeiro dia da campanha, todas as cerca de 1,8 mil unidades básicas de saúde estarão abertas em horário extraordinário para a aplicação das doses. No Estado, são cerca de 600 mil crianças nessa faixa etária, com meta de alcançar 95% de cobertura. 

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação da meninada em dia. Por isso, a recomendação da Secretaria da Saúde (SES) é para que os pais ou responsáveis não esqueçam de levar junto a caderneta de vacinação para que seja avaliada a situação vacinal da crianças.

As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. Aquelas que nunca foram vacinadas contra a poliomielite, não receberão as gotinhas na campanha. As crianças que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas com vacina injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já aos seis meses, a criança deve receber uma dose da vacina oral e outra de reforço aos 15 meses.

Publicidade

O Brasil está livre da pólio – ou paralisia infantil – há 26 anos. Mesmo assim, as campanhas de vacinação são importantes para evitar a reintrodução do vírus no país, já que ele ainda circula em parte da África e Ásia. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38º ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

As vacinas oferecidas na campanha de atualização protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.