Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de forma estruturada e sustentável, o município de Candelária celebrou, nessa quarta-feira, 6, a assinatura do contrato para a implantação do Programa Cidade Empreendedora Retomada, promovido pelo Sebrae/RS em parceria com a administração municipal.
O lançamento oficial da iniciativa ocorreu no gabinete do prefeito Nestor Ellwanger (Rim), com a presença do vice-prefeito Cristiano Becker, e dos secretários Flávio Karnopp (Indústria e Comércio), Carla Goelzer (Educação e Desporto), Jorge Willian Feistler (Planejamento e Desenvolvimento), além da servidora Andréia Berle e do presidente da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (ACIC), Clairton Kleinert.
Voltado à reconstrução e ao fortalecimento da economia local após um período de desafios enfrentados pela comunidade, o programa será implementado ao longo de dois anos, com ações estruturadas em quatro eixos prioritários:
Publicidade
- Gestão pública eficiente
- Desburocratização
- Estímulo às compras públicas locais
- Educação com viés empreendedor
LEIA TAMBÉM: Conselhos de Cultura e Esporte são instalados em Venâncio Aires
Segundo o analista territorial do Sebrae, Alexandre Schmitt, Candelária demonstra protagonismo ao aderir ao programa. “Trata-se de um passo importante na direção de mudanças reais, com foco no fortalecimento da economia local e no desenvolvimento do município a partir da qualificação da gestão pública e da valorização dos pequenos negócios”, avaliou.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Flávio Karnopp, a parceria abre novas possibilidades. “O programa é uma chance de repensar rotinas, aprimorar processos e buscar soluções mais eficazes. Estamos focados em reconstruir com responsabilidade, priorizando compras locais e investindo em uma educação voltada ao futuro”, afirmou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe recursos internacionais para recuperação pós-enchente
Um dos destaques da iniciativa é a desburocratização de processos, facilitando a abertura e a regularização de novos negócios em Candelária. A expectativa é criar um ambiente mais atrativo para investimentos e a geração de empregos.
O programa também contempla o fortalecimento da gestão de compras públicas, como destaca Karnopp. “Valorizar os negócios locais em nossas licitações garante que os recursos permaneçam no município, promovendo prosperidade para nossas empresas”, reforçou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: ExpoSin chega à marca de 50% dos estandes vendidos
Na área da educação, o programa incluirá a formação empreendedora nas escolas, incentivando o desenvolvimento de competências desde a infância, com foco na formação de profissionais mais qualificados e empreendedores conscientes. Para o prefeito Nestor Ellwanger, o Cidade Empreendedora chega em um momento estratégico para o município:
“Este programa representa um novo capítulo para Candelária. Estamos investindo em soluções que fortalecem a nossa economia, mas também promovem qualidade de vida para nossa população. A parceria com o Sebrae vem para somar forças, promover inovação na gestão pública e garantir que o desenvolvimento chegue de forma equilibrada e duradoura. Nosso foco está em planejar o futuro com responsabilidade e olhar para os pequenos negócios como motores da nossa economia”, destacou o prefeito.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade