Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEIO AMBIENTE

Candelária planeja ações de preservação no Rio Pardo

Encontro discutiu estratégias de preservação diante dos impactos das cheias

Representantes da Câmara Municipal de Candelária reuniram-se na terça-feira, 3, com especialistas do Centro Socioambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para discutir a preservação do Rio Pardo. O foco do encontro foi a implementação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o combate aos impactos das cheias no município.

A comitiva, composta pela presidente da Câmara, Cristina Rohde, e pelos vereadores Mateus Böck (presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil) e Marcelo D’Avila (vice-presidente), buscou consultoria técnica para a proteção de nascentes. Segundo especialistas da Unisc, a preservação desses locais é a estratégia primária para assegurar a qualidade da água e a sustentabilidade dos recursos hídricos.

LEIA MAIS: Vereador propõe sessão especial para homenagear responsáveis pelo resgate na Prainha de Candelária

Publicidade

Durante o debate, foi apresentado o caso de Vera Cruz. O município vizinho mantém, desde 2011, um programa que remunera produtores rurais pela preservação de recursos naturais. No sistema de PSA, o agricultor assume o papel de “produtor de água”, recebendo compensação financeira por serviços ambientais prestados à coletividade.

O professor Eduardo Alexis Lobo Alcayaga, do mestrado e doutorado em Tecnologia Ambiental da Unisc, reforçou que a articulação entre os setores público e privado é o caminho para viabilizar esses mecanismos. Para Lobo, o Legislativo é o elo fundamental para transformar as iniciativas em políticas públicas.

Ao final do encontro, o Centro Socioambiental da Unisc sinalizou interesse em atuar como parceiro técnico de Candelária no desenvolvimento de projetos para mitigar o problema das cheias e garantir a segurança hídrica da região.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.