Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MERCADO DE TRABALHO

Capacitação on-line gratuita para jovens gaúchos está com inscrições abertas

Jovens gaúchos, de 17 a 22 anos, que concluíram ou estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas públicas podem se inscrever no PROA, programa de capacitação on-line gratuita com encaminhamento para o emprego em 2023.  A iniciativa conta com o apoio da Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria estadual da Educação (SEDUC).

Depois da inscrição, os candidatos realizam uma prova de português e matemática. Os aprovados iniciarão as aulas no dia 16 de janeiro. Durante três meses, os estudantes cursarão uma formação básica gratuita, que inclui aulas de autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Após essa primeira etapa, eles poderão optar por seis trilhas com capacitações nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design. As aulas serão 100% on-line e, uma vez por semana, os alunos serão acompanhados por tutores em aulas remotas ao vivo.

LEIA TAMBÉM: Programa orienta jovens sobre o mercado de trabalho

Publicidade

Essa será a terceira turma aberta no Rio Grande do Sul. O Estado conta com 500 PROANES, como são chamados os jovens que participam da capacitação, entre os quais está Matheus Viçosa de Lima, de 19 anos. “O curso chegou no momento certo, quando comecei a ter dúvidas sobre qual carreira seguir, qual caminho percorrer, o que eu faço agora. Quando você está no Ensino Médio, está seguindo a linha reta e do nada não tem mais essa linha. Graças aos conhecimentos que eu adquiri no curso, eu consegui aplicar no meu currículo e garanti meu primeiro emprego como jovem aprendiz”, afirma. Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas nas Agências FGTAS/Sine. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site. As inscrições estão abertas no site do PROA.

LEIA TAMBÉM: Mercado de trabalho formal no Brasil volta a acelerar em junho

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.