Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RECONHECIMENTO

Cardiologista Paulo Roberto Jucá recebe título de cidadão santa-cruzense

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene, nesta segunda-feira, 18, para a entrega do título de cidadão santa-cruzense ao médico cardiologista Paulo Roberto Jucá. A proposta foi do vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB).

Jucá nasceu em Porto Alegre, no dia 23 de outubro de 1944. É filho do general Petronio Lobo Jucá e de Maria Idalina Manta Jucá. Fez a formação secundária no Colégio Farroupilha e no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, na Capital, concluída em 1963. No ano seguinte, ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduando-se como médico em 4 de dezembro de 1970. Em 12 de dezembro daquele mesmo ano, casou-se com a colega de turma do curso de Medicina, Renata Becker, natural de Santa Cruz do Sul. Paulo Roberto Jucá cursou a pós-graduação em Clínica Médica e Cardiologia na Santa Casa de Misericórdia e na primeira turma de residentes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, concluída em 1972.

LEIA MAIS: Santa-cruzense toma posse como chefe da Polícia Civil

Publicidade

Em 27 de março de 1975, Jucá veio para Santa Cruz, onde iniciou as atividades profissionais em consultório médico e nos hospitais Santa Cruz e Ana Nery. Ainda assumiu, como concursado público, as funções de médico clínico no Posto de Saúde Estadual, médico clínico do ex-INAMPS e, durante vários anos, médico coordenador das Perícias Médicas do INSS local. Por vários anos foi diretor-clínico do Hospital Santa Cruz, membro eleito como conselheiro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) em várias gestões; delegado regional do Conselho Regional de Medicina (CREMERS); e  conselheiro do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).

Fundador

O médico ainda tem uma forte atuação na área do cooperativismo, que ganhou muito tempo de dedicação, tendo sido dirigente durante mais de 30 anos da Unimed dos Vales do Taquari e Rio Pardo (UNIMED VTRP). É, também, um dos sócio-fundadores e também primeiro presidente da Unicred. Exerceu diversas funções naquela cooperativa médica, como: conselheiro técnico disciplinar; conselheiro de administração; vice-presidente; presidente e, por último, diretor de marketing.

Na vida política, foi um dos fundadores do PSDB local ,em 1988. Foi eleito vereador na legislatura de 1996 a 2000. Foi presidente do partido em duas ocasiões e eleito vereador suplente no período de 2016 a 2020. Atualmente, é membro integrante da diretoria executiva. 

Publicidade

LEIA MAIS: Pastor Osvaldo Rodrigues recebe título de Cidadão Santa-cruzense

Desde a chegada a Santa Cruz do Sul, tornou-se sócio do Futebol Clube Santa Cruz, sendo, desde aquela época, um ativo colaborador. Ocupou diversas funções, como presidente do conselho deliberativo, diretor de marketing, vice-presidente e presidente. Atualmente, faz parte do conselho superior. No ano do centenário do Santa Cruz, foi o idealizador, coordenador do projeto e coautor do livro comemorativo “Orgulho Centenário”, editado em 2013.

Atualmente, continua atuando na própria clínica, e já contabiliza mais de 50 anos de formado. Já atendeu um número incontável de pacientes, tanto em consultório quanto nos hospitais. Considerado, por muitos, um verdadeiro médico de família, estando já atendendo a terceira geração de famílias locais e da região.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.