Ao longo de três dias, representantes da Cáritas Brasileira de todo o País estiveram em Santa Cruz, no Seminário Nacional de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências. Os participantes realizaram um mergulho na situação climática vivenciada no Estado no ano passado.
A programação teve início na quarta-feira, com um estudo com base teórica e contextualização dos fatos, apresentados por pesquisador e doutor em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Dilermando Cattaneo da Silveira. Na quinta-feira os participantes visitaram Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Canoas, municípios afetados pela enchente e que já contam com ações da organização.
LEIA TAMBÉM: Ministro do TST apresenta sistema para acelerar decisões judiciais
Publicidade
As duas cidades do Vale do Taquari têm o apoio da Cáritas desde 2023, através do projeto Missão Sementes de Solidariedade que, com mais de 20 entidades, passou a atuar de forma presencial, com equipes, nas emergências junto aos pequenos agricultores. Em Canoas, mais de 440 famílias contam com apoio da entidade. Em Cruzeiro do Sul, são cem famílias cadastradas. Entre os auxílios está o apoio psicossocial e humanitário, além de material, que deve se estender até outubro deste ano.
Roseli Pereira Dias, da coordenação regional da Cáritas Brasileira no Estado, explica que a mobilização com parceiros locais, como entidades, administração pública e Defesa Civil, tem o objetivo de construir comunidades mais seguras.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores debate nove matérias nesta segunda-feira em Santa Cruz
Publicidade
Nessa sexta-feira, as experiências vivenciadas pelos participantes foram compartilhadas no último dia do seminário, na Casa de Retiro Loyola, em Santa Cruz. Eles discutiram ideias a serem levadas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém.
Para o evento, a Cáritas Brasileira trabalha em um documento com o apanhado de toda a situação acompanhada há alguns anos pela organização em eventos climáticos no país. O secretário-geral da Cáritas Internacional, John Coughlin, afirmou que as autoridades precisam discutir e trabalhar a partir daquilo que as pessoas estão buscando.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!