A Casa das Artes Regina Simonis será o cenário, a partir desta quarta-feira, 4, às 18 horas, da 1ª Exposição Ecos do Inconsciente, iniciativa que traz um manifesto pela expressão e pela cidadania. O projeto reúne produções artísticas de usuários do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), do Residencial Terapêutico (RT) e de outros serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), articulando saúde mental, cultura e comunidade em um espaço de escuta e visibilidade.
A programação inclui momentos interativos e atividades formativas, como oficinas destinadas a estudantes das escolas públicas municipais, rodas de conversa com alunos do ensino superior e a exibição de um documentário produzido pelo PET-Saúde e Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), seguido de debates. A proposta é criar espaços de diálogo, no qual visitantes possam refletir e interagir com os processos criativos, vivenciando a arte como ferramenta terapêutica e social.
LEIA TAMBÉM: Com chegada do frio, Albergue Municipal passa a atender 24 horas por dia
Publicidade
A exposição Ecos do Inconsciente nasceu na oficina semanal do Caps II de Santa Cruz do Sul e se expandiu ao integrar parceiros como a Casa das Artes Regina Simonis, o Serviço Integrado de Saúde (SIS-Unisc), o Curso de Comunicação Social, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Equidade) e a Raps.
O projeto, que surgiu de um trabalho de estágio em psicologia, busca reafirmar os princípios da luta antimanicomial. Para isso, reposiciona o sujeito reconhecendo sua potência criativa e sua capacidade de narrar a própria história por meio das artes visuais, da escrita, da música e do cinema.
Mais do que uma mostra de obras, Ecos do Inconsciente é uma proposta com viés transformador. Ela propõe uma reflexão ampliada sobre saúde mental, entendida como uma dimensão que atravessa a vida de todos e não se restringe aos serviços ou instituições especializadas. Através da arte, o projeto convida a pensar, sentir e observar a saúde como um direito coletivo, profundamente ligado à promoção da cidadania e ao respeito à diversidade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projeto que proíbe verba pública em shows que incentivem crimes em Santa Cruz é aprovado; entenda
Serviço
- O quê: exposição Ecos do Inconsciente
- Quando: abertura quarta-feira, 4, das 18h30 às 21 horas
- Onde: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651)
- Visitação: 4 a 21 de junho, com entrada gratuita
- Horários: terça a sexta-feira, das 10 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Sábados das 10 às 14 horas
- Contato: (51) 980212395 / [email protected]
Programação
- Dia 3 – 18h30: Exibição do documentário E se fosse você? + sarau de abertura
- Dia 9 – 19h30: Documentário + Roda de Conversa com o Curso de Medicina (Unisc)
- Dia 10 – 14 horas: Oficina de Criatividade (Coletivo Ecos)
- Dia 11 – 14 horas: Oficina de Dança e Expressão (Coletivo Ecos)
- Dia 16 – 19h30: Documentário + Roda de Conversa com o Curso de Psicologia (Unisc)
- Dia 17 – 14 horas: Oficina de Ateliê com o Coletivo Ecos
- Dia 18 – 14 horas: Oficina de Arte Urbana com o Ateliê de Vivências Urbanas
- Dia 21 – 14 horas: Oficina de Ateliê + encerramento
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade