Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Casa das Artes vai receber a instalação artística “Fitas e Frestas”

Foto: Inor Assmann/Banco de Imagens

Com realização da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, a Instalação Artística Cultural “Fitas e Frestas: Conexão e Potência Negra” ocupará a Casa das Artes Regina Simonis em Santa Cruz do Sul. A ação de curta duração ocorrerá ao longo do próximo sábado, das 10 horas às 15 horas, de forma gratuita e livre para todos os públicos. 

“Fitas e Frestas” integra a programação da terceira edição do Conexão 4Black e foi idealizada pela embaixadora do Movimento 4Black, Sara Ester Paes; a presidente da Associação Pró-Cultura, Carolina Knies, e a equipe de curadoria, que conta com Henrique Gonçalves, Lisiane Syperreck e Riele Kraether.

LEIA TAMBÉM: Expocande encerra com público superior a 45 mil pessoas durante o evento

Publicidade

A proposta é de uma experiência única de conexão, reflexão e valorização da história e da potência do povo negro, por meio de elementos simbólicos, música e ambientação. A ideia é que a experiência se expanda para além do espaço físico da Casa das Artes, reverberando no município como um convite à escuta, à memória e ao fortalecimento de narrativas negras. Exclusivamente para a instalação, o artista visual Digo Tibano produzirá in loco uma obra inédita inspirada na temática.

A consciência de que é fundamental ocupar a Casa das Artes como um espaço cultural da comunidade e da história de Santa Cruz foi o que incentivou a presidente da Associação Pró-Cultura, Carolina Knies, a convidar os membros do movimento a idealizarem a instalação. Além da própria presidente, os artistas que compõem a diretoria também contribuíram ativamente para o projeto e execução da ação.

LEIA TAMBÉM: Em cartaz: Homem com H 

Publicidade

A atual gestão tem a missão de impulsionar as mais variadas manifestações artísticas na programação da Casa das Artes. “Ao propor uma instalação artística inédita e exclusiva, alcançamos o objetivo de realizar uma exposição para transformar: o visitante irá encontrar na Casa das Artes uma instalação potente e repleta de simbologias e significados”, afirma Carolina.

Acrescenta que o visitante será convidado a interagir com a instalação, sentir a música e refletir sobre a história e a potência negra dentro de um ambiente acolhedor e acessível. “A ação deve se multiplicar por meio da interatividade proporcionada pela proposta e se estender por toda a cidade.”

LEIA TAMBÉM: Ainda está nas nuvens

Publicidade

Sobre o movimento

O Movimento 4Black surgiu em 2022, idealizado por Erik Silveira, com o objetivo de conectar, fortalecer e dar visibilidade à comunidade negra por meio de ações culturais, educativas, empreendedoras e sociais. “Acreditamos no poder do black money, na força da representatividade e no impacto transformador da valorização da identidade negra”, afirma Silveira.

Assinatura

A Instalação Artística Fitas e Frestas foi idealizada pela embaixadora do Movimento 4Black, Sara Ester Paes, em parceria com a presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Carolina Knies, e a equipe de curadoria, que conta com Henrique Gonçalves, Lisiane Syperreck e Riele Kraether. A organização é da Casa das Artes Regina Simonis e 4Black. O apoio é de Pé de Coelho e Ateliê Vivências Urbanas (AVU). 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.