A Polícia Civil de Venâncio Aires cumpriu, nesta semana, mandado de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que apura a prática de maus-tratos cometidos por pai e mãe contra o próprio filho, de apenas 6 anos de idade. A ação é resultado de denúncias encaminhadas pelo Conselho Tutelar à Delegacia de Polícia, que prontamente instaurou inquérito e iniciou diligências para apurar os fatos.
As investigações indicam condutas graves de negligência e risco à integridade física e psicológica da criança, como a falta de fornecimento de alimentos e itens básicos de higiene, além do hábito de enviar o menino desacompanhado por cerca de seis quadras para comprar comida. Um dos episódios mais alarmantes relatados indica que, após o uso excessivo de medicamentos, o pai teria tentado afogar a criança em uma piscina inflável, o que gerou grande preocupação por parte dos órgãos de proteção.
LEIA TAMBÉM: Homem com 14 indiciamentos por furto é preso em Santa Cruz
Publicidade
No cumprimento do mandado de busca, foram localizados na residência diversos frascos de medicamentos de naturezas variadas e uma piscina desmontada, compatível com a descrição feita nas denúncias. As informações também apontam que os responsáveis são usuários frequentes de cocaína, agravando o contexto de vulnerabilidade e exposição da criança.



Diante do cenário constatado, o menino foi retirado dos cuidados dos pais e encaminhado ao acolhimento institucional, em medida de proteção determinada em conjunto com a rede de atendimento à infância e juventude. Agora, as investigações seguem para apurar responsabilidades e encaminhar o caso ao Poder Judiciário.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso por tráfico de drogas em Candelária
Publicidade
O delegado Guilherme Dill destacou que a proteção das crianças é dever de todos. “Quando a negligência vem de quem deveria cuidar, o Estado precisa agir com firmeza. A atuação da Polícia Civil, em parceria com o Conselho Tutelar, garantiu a proteção da vítima e a apuração rigorosa da conduta dos responsáveis”, explica o titular da DP de Venâncio Aires.
A Polícia Civil ressalta a importância das denúncias anônimas e do papel ativo da comunidade e dos órgãos de proteção para garantir o direito de crianças e adolescentes a uma vida segura e digna. Casos de violência contra menores de idade podem ser relatados pelos telefones (51) 98443-4105, 197, (51) 3719-9989, (51) 3719-9990 ou (51) 3719-9991, além do e-mail [email protected].
Publicidade