Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREOCUPAÇÃO

Casos de ameaças contra médicos no Vale do Rio Pardo têm aumento, alerta Simers

Foto: Freepik.com

O aumento de episódios de violência contra médicos no Vale do Rio Pardo tem gerado preocupação entre os profissionais da saúde e levou o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) a intensificar ações para garantir a segurança da categoria. As assessorias política, jurídica e de comunicação do sindicato acompanharam as agendas realizadas na região.

Santa Cruz do Sul

Na manhã de quinta-feira, 17, o diretor do Simers, Marcos André dos Santos, esteve em Santa Cruz do Sul, onde se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, e a procuradora-geral do município, Trícia Schaidhauer. O encontro tratou da crescente preocupação com os casos de violência contra médicos, somente em julho, duas médicas foram agredidas e ameaçadas por pacientes na cidade.

LEIA TAMBÉM: Médica plantonista sofre ameaça de morte em atendimento no Hospital Santa Cruz

Publicidade

Outro tema debatido foi o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal na última segunda-feira, 15, que prevê a divulgação de dados sobre atendimentos médicos, incluindo nome completo e número do CRM dos profissionais por turno. Para o Simers, a medida expõe os médicos e aumenta os riscos à sua segurança.

Durante a visita, o diretor também esteve no Centro Materno Infantil (Cemai), onde uma médica foi alvo de ataques nas redes sociais e ameaças, após ser acusada injustamente de negligência. A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, formou uma junta médica interna para analisar o caso e, embora ainda não tenha divulgado oficialmente sua posição, há confirmação de que o parecer técnico venha a corroborar com o posicionamento já apresentado pela empresa gestora, o qual isenta de culpa a médica.

LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores deverá ter sessão especial para debater agressões contra médicos

Publicidade

Rio Pardo

Já na parte da tarde, o Simers esteve no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, onde o diretor Marcos André dos Santos reuniu-se com médicos da instituição para ouvir relatos de intimidações e discutir medidas de enfrentamento à violência contra médicos.

Segundo os relatos apresentados, o clima de insegurança tem levado profissionais a se afastarem do trabalho por receio de represálias por parte de pacientes. O diretor do sindicato destacou a importância da responsabilização dos agressores e reforçou que o Simers atua em campanhas de conscientização e apoio aos médicos vítimas de violência.

Uma das iniciativas em destaque é o Observatório da Violência, criado pelo Simers com apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) e do Governo do Estado. O projeto busca combater a subnotificação de agressões físicas e verbais e oferecer uma linha direta para denúncias, em articulação com a Secretaria Estadual da Segurança Pública.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Simers repudia ameaça contra médica durante atendimento no Hospital Santa Cruz

“Muitas vezes o paciente já chega estressado pela doença. Mas precisamos conscientizar a população de que o médico não é o culpado. O Simers está atento a esses casos e preparado para apoiar os profissionais nessas situações”, afirmou o diretor.

Diante desse cenário, o Simers reafirma seu compromisso com a proteção dos profissionais da saúde e cobra das autoridades ações firmes para coibir a violência no ambiente onde médicos se dedicam a salvar vidas.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE A REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.