Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Casos de Covid voltam a registrar aumento no Centro-Serra; veja onde vacinar em Santa Cruz

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Sobradinho teve aumento significativo no número de casos

O aumento de casos de Covid-19 no Centro-Serra deixa as autoridades de saúde em alerta. O motivo não é somente a maior quantidade de positivos, mas também o incremento na busca por atendimento nas unidades de saúde, que já é maior nesta época do ano em função do frio. Em Sobradinho, maior município da região, foram 160 novos casos durante o mês de maio.

Ainda que esse aumento não esteja se refletindo em mais internações nos dois hospitais do município, que são referência para a região, os dados chamam a atenção. Segundo a enfermeira Marília Segatto, coordenadora da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica, o acréscimo no número de pessoas sintomáticas que vão em busca de testagem está sobrecarregando os postos de saúde. “A nossa preocupação é nesse sentido, e acreditamos que tende a aumentar, pois o inverno ainda nem começou”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Variante XQ da Covid é identificada em 25 pacientes do Rio Grande do Sul

Publicidade

No início do mês passado, Sobradinho registrava 3.037 positivos e 2.980 recuperados, com 23 casos ativos. Esses dados saltaram para 3.197 confirmados e 3.114 curados, com 49 casos positivos no dia 31. Não houve mortes no período. Ainda segundo Marília, a situação se repete em outros municípios da região, conforme as informações das equipes de saúde.

Atraso na vacinação

Em relação às vacinas, o Centro-Serra enfrenta o mesmo problema de outras regiões: o atraso na conclusão dos esquemas de imunização. A quantidade de pessoas que não retorna aos postos sobretudo para receber o primeiro reforço é significativa. Em Arroio do Tigre, para se ter uma ideia, das 9.704 pessoas que fizeram a segunda dose, apenas 4.414 voltaram para aplicar o reforço no prazo indicado pelo fabricante. Isso representa 45,49% de vacinas com período ideal de aplicação expirado, conforme os dados da Secretaria Estadual da Saúde.

LEIA MAIS: Menos da metade dos integrantes dos grupos prioritários se vacinaram contra a gripe

Publicidade

Onde vacinar em Santa Cruz, nesta sexta-feira, 3

  • Primeira dose 5 a 11 anos
    Ambulatório Central; ESFs Arroio Grande, Faxinal, Pedreira, Glória, Cohab e Dr. Pedro Eggler.
  • Primeira dose 12 a 17 anos, 18 anos ou mais, segunda dose, primeiro e segundo reforços
    ESFs Arroio Grande, Esmeralda, Gaspar, Linha Santa Cruz, Progresso, Margarida, Bom Jesus, Pedreira, Rauber, Alto Paredão, Boa Vista, Pinheiral e Dr. Pedro Eggler; UBS Belvedere, Farroupilha, Verena; SIS da Unisc; Cemai.
  • Influenza
    ESFs Esmeralda, Pedreira, Gaspar, Cristal, Linha Santa Cruz, Progresso, Margarida, Senai, Rauber, Glória, Bom Jesus, Cohab, Faxinal, Arroio Grande, Alto Paredão, Boa Vista, Pinheiral e Dr. Pedro Eggler; UBS Ambulatório Central, Jacob, Farroupilha, Belvedere e Verena; SIS da Unisc; Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

LEIA TAMBÉM: Estado emite avisos para todas as regiões Covid; Vale tem vacinas em atraso

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.