Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FORÇA DA NATUREZA

Cataratas do Iguaçu têm vazão recorde e parte dos mirantes é fechada

Foto: Reprodução

A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, bateu novo recorde e chegou a 13,7 milhões de litros por segundo. O fluxo considerado normal é de 1,5 milhões de litros de água por segundo, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), empresa que faz o monitoramento da vazão. 

Segundo a companhia, a tendência é de que a vazão aumente ainda mais devido às fortes chuvas no estado, especialmente nas regiões oeste e sudoeste do Paraná.

LEIA TAMBÉM: La Niña persiste e amplia chance de geadas tardias e chuvas abaixo da média

Publicidade

Esta é considerada a segunda maior vazão das quedas desde o início da medição feita pela Copel. Em 2014, foram mais de 47 milhões de litros por segundo.

Devido ao grande volume de água, as passarelas e mirantes próximos às quedas foram interditados do lado brasileiro e também do lado argentino. Os visitantes poderão fazer os passeios, mas sem acessar as passarelas mais próximas às quedas.

Conforme a Copel, o grande volume de chuvas ao longo da Bacia do Rio Iguaçu, que nasce em Curitiba e segue pelo estado no sentido leste-oeste, é um dos fatores que ajudam a entender o grande fluxo.

Publicidade

Além disso, a Copel afirmou que os reservatórios das seis usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Iguaçu estão com armazenamento de água próximo da capacidade máxima.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.