Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Celebração

Catedral inaugura iluminação com apresentação musical

Foto: Rodrigo Assmann

Um sentimento de expectativa cercava a Catedral São João Batista na noite deste domingo, 21. Diversas pessoas aguardavam ansiosamente a área externa do templo, que estava às escuras, para acompanhar um marco na história da comunidade católica. O relógio passava das 20h30 quando o bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Itacir Brassiani, usou o microfone para anunciar o acendimento da nova iluminação da catedral. O público aplaudia e se emocionava à cada luz acesa, que evidenciava ainda mais a arquitetura neogótica do templo, considerado um dos principais pontos históricos, culturais e turísticos de Santa Cruz do Sul.

Com o novo sistema, as linhas do templo foram realçadas, enquanto os arcos e formas construtivas foram salientados. Projetores foram instalados nos capitéis que, voltados ao teto, evidenciaram os detalhes. Também foram contemplados o terraços, forro, relógio e sinos, assim como os jardins frontais, laterais e de fundos. 

LEIA MAIS: Catedral São João Batista inaugura a nova iluminação neste domingo

Publicidade

Diante da animação, nem mesmo a chuva atrapalhou a inauguração, que foi marcada por apresentações musicais. Depois que a área externa foi acesa, as portas da catedral, que estavam temporariamente fechadas para as melhorias na iluminação, foram abertas para que o público entrasse no templo e conferisse os lustres trazidos de São Paulo. Os lustres antigos do corredor principal foram para a parte superior do coro. Além disso, foram adicionadas três novos vitrais, um em homenagem a São Carlo Acutis e, por votação da comunidade, outros dois a São Marcelino Champagnat e São João Paulo II.

Na catedral, os presentes foram recepcionados pelo coral da Afubra. Em seguida, o cantor Délcio Taváres e sua orquestra se apresentaram na Praça Getúlio Vargas, marcando o encerramento da solenidade.
A inauguração do projeto técnico era um momento bastante aguardado para o casal de aposentados Lisete Assmann, de 72 anos, e Alceu Assmann, 73. E a espera valeu a pena. 

LEIA TAMBÉM: Segundo desfile da Christkindfest lota o Centro de Santa Cruz

Publicidade

Moradores do Bairro Santo Inácio, eles contribuíram para que a iniciativa saísse do papel. Segundo Lisete, a restauração da catedral é uma forma de valorizar o legado dos antepassados que foram responsáveis por construí-lo. “Precisávamos ajudar e estar aqui presentes, valeu a pena o investimento”, afirmou a aposentada.

A partir desta segunda-feira, 22, a igreja reabre oficialmente ao público. As celebrações voltam a ocorrer nos horários tradicionais, nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, às 18h15; quartas-feiras, às 12h15 e 18h15; sábados, às 17 horas; e domingos, às 9 e 18 horas.

Revitalização continuará conforme o aporte de recursos  

As melhorias na iluminação integram a fase 2 de ajustes na parte elétrica, a partir do projeto Abrace a Catedral – Juntos podemos fazer acontecer. A iniciativa que contempla obras de restauro no templo visa não apenas aprimorar a estética e a visibilidade do monumento, mas também garantir a preservação do seu valor arquitetônico e artístico.

Publicidade

O presidente da Comissão de Restauro, Paulo Habekost, destacou que a inauguração do projeto luminotécnico não é o fim dos trabalhos. “Vamos dar continuidade às fases ainda pendentes de execução do restauro da pintura interna à medida da entrada de recursos financeiros”, reiterou.

Com previsão de conclusão em quatro anos, o custo total do restauro ultrapassa os R$ 6 milhões – a Prefeitura repassou R$ 2,2 milhões ao projeto. Interessados em realizar alguma doação podem fazê-la via chave Pix [email protected]. Mais informações são disponibilizadas pelo número 51 99892 0946.

lLEIA TAMBÉM: Coreto histórico é inaugurado em Linha Santa Cruz

Publicidade

Durante a solenidade, o bispo dom Itacir Brassiani agradeceu a comunidade pela contribuição ao projeto, que reconhece o esforço dos responsáveis por ergue-lá há quase 90 anos. “Este monumento já pertence à cidade e não mais apenas à comunidade católica. Restaurá-la para que ela mantenha a sua beleza original é um compromisso de honra com as gerações que nos antecederam”, frisou.

O pároco da Paróquia São João Batista, Rodrigo Hillesheim, destacou que a campanha evidencia a importância da Catedral como um patrimônio histórico, religioso, cultural e turístico, uma vez que o templo, que começou a ser construído em 1928 e inaugurado em 1939, foi evoluindo junto com o município. Por isso, reiterou a necessidade da comunidade em contribuir e valorizar ainda mais o templo.
Antes das luzes se acenderem, o prefeito Sérgio Moraes afirmou que a preservação e restauração da Catedral é um compromisso de toda a população. Trata-se, segundo ele, de uma iniciativa importante com o monumento histórico de Santa Cruz do Sul.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.