O CTG Pousada das Carretas de Arroio do Tigre e o CTG Estrela do Pago de Estrela Velha assim como demais cavalarianos da região Centro Serra estão participando da cavalgada pela busca da Chama Crioula. A centelha foi distribuída no dia 15 de agosto, em Chuí, no Sul do Estado. Acesa no dia 12 de julho em Colônia do Sacramento (Uruguai), ela foi conduzida por cavaleiros, brasileiros e uruguaios, até a cidade gaúcha.
Francisco Bernardy, patrão do Pousada das Carretas, falou a rádio Gazeta FM na manhã desta quinta-feira. O grupo já percorreu cerca de 130 quilômetros, no lombo de cavalos e está em Cachoeira do Sul. Nesta sexta-feira chegam a Lagoa Bonita do Sul e no sábado pela manhã em Sobradinho e após Arroio do Tigre. Da região participam 34 cavaleiros que irão percorrer 230 quilômetros.
Publicidade
A distribuição da Chama Crioula dá início aos Festejos Farroupilhas. Neste ano, o tema adotado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é “O Campeirismo Gaúcho e sua Importância Social e Cultural”. Desde 1947, o acendimento e a distribuição da chama crioula se repetem anualmente. Neste ano, foi a primeira vez que ela foi acesa fora do país.
Publicidade