Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRADIÇÃO

Cavaleiros da Integração partem para buscar a Chama Crioula

Grupo se prepara para partida rumo a Caxias do Sul, onde será acendida a chama | Foto: Expedito Engling

Embora ainda falte quase um mês até o início dos Festejos Farroupilhas em Santa Cruz do Sul, a mobilização em prol da tradição gaúcha já começa cedo. Nesta quinta-feira, 14, os Cavaleiros da Integração partem do município em direção a Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, onde será gerada e distribuída a Chama Crioula deste ano. De lá, eles retornarão a cavalo, trazendo uma centelha do fogo que é símbolo da celebração tradicionalista.

Neste ano, nove cavaleiros participarão das atividades. Esta já será a trigésima vez que o grupo fará a cavalgada, que acompanha anualmente o acendimento da Chama Crioula. Em 2024, eles se deslocaram até Alegrete, na região da Fronteira Oeste, a 360 quilômetros de Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: Churrascada na Praça da Bandeira e desfile noturno são novidades da Semana Farroupilha

Publicidade

A cerimônia, que acontece no Parque de Eventos da Festa da Uva, deve receber cerca de 1,5 mil cavaleiros, representantes de todas as 30 regiões tradicionalistas – cada uma das visitantes recebeu R$ 8,5 mil da Secretaria Estadual da Cultura para participar do ato. A recepção das delegações acontece já nesta quinta, enquanto na sexta-feira, 15, uma programação será realizada com os participantes. O acendimento será à noite, após a bênção ecumênica, acompanhado por apresentações artísticas e musicais.

Já no sábado, 16, pela manhã, ocorre a sessão solene de abertura, com a distribuição da chama aos integrantes das delegações e um desfile pelas ruas de Caxias do Sul. Após, as delegações retornam às suas regiões. No caso dos Cavaleiros da Integração de Santa Cruz do Sul, a chegada está prevista para o dia 24, onde guardarão a chama até a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas, no dia 11 de setembro, na Praça da Bandeira.

Segundo o coordenador do grupo, João Renato Knorst, a logística já começa um mês antes da cavalgada, com um dos integrantes avaliando o trajeto e planejando os pontos de descanso. A preparação também envolve o transporte de caminhões, a vacinação dos cavalos e a alimentação. Knorst, que já residiu em Caxias do Sul, destaca que o grupo está animado para participar da atividade. “É um lugar muito bonito, até para descer essa Serra. É um trajeto que a gente não fez ainda”, conta.

Publicidade

João Renato Knorst é coordenador dos Cavaleiros da Integração | Foto: Expedito Engling

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz sanciona lei para decorar espaços públicos nos Festejos Farroupilhas; entenda

Saiba mais

Em Santa Cruz do Sul, a Semana Farroupilha começa já no dia 10 de setembro, com apresentação do cantor nativista Joca Martins na Praça da Bandeira, às 20 horas. O início oficial dos festejos é no dia seguinte, com shows de Os Buenachos e Quarteto Coração de Potro. Entre os destaques da programação está a churrascada, no dia 14, com música da dupla César Oliveira & Rogério Mello.

Também são aguardados os desfiles, que neste ano ocorrem na Rua Marechal Floriano. A novidade é que um deles será noturno, no dia 16 de setembro. Já no dia 20 de setembro, quando é celebrado o Dia do Gaúcho, será realizado o Desfile Farroupilha.

Publicidade

Colaborou John Kaercher Machado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.