Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CONTEÚDO PATROCINADO

Cavalo de Santa Cruz conquista título nacional

A Cabanha Rancho de Gaudérios, de Santa Cruz do Sul, que não participava do grande palco da Expointer há 15 anos, voltou a se destacar na maior feira agropecuária da América Latina, que ocorre entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio. No último domingo, 31, o potro Las Gurizas Fogonero, de apenas 2 anos e 8 meses, conquistou títulos importantes na 48ª edição da feira.

Do criador Júlio Costa, o animal pertence aos sócios Tibicuera Menna Barreto de Almeida (proprietário da Cabanha Rancho de Gaudérios, de São José da Reserva) e Gabriel Ghisleni (proprietário da Cabanha Vento Bravo, de Linha Santa Cruz), ambos de Santa Cruz do Sul. O potro desbancou mais de 2 mil concorrentes avaliados pelos jurados ao sagrar-se campeão Potranco Menor e Reservado de Grande Campeão na categoria Machos, o que representa o título de vice-campeão nacional na raça de Cavalos Crioulos.

Nascido em 20 de dezembro de 2022, o animal é um gateado bragado, filho de Índio do Boeiro (pai) e Pitanga do Capão da Ronda (mãe). Desde que foi adquirido, no ano passado, por Tibicuera e Gabriel, o animal apresentou expressiva evolução, o que fez com que eles retornassem ao cenário das disputas na Expointer. “Com o seu desenvolvimento, que foi fantástico e nos surpreendeu, voltamos a acreditar em uma conquista expressiva. Marcamos ele como reprodutor e como garanhão da raça ainda em abril. Em junho, participamos da primeira saída dele em exposição e agora essa conquista maravilhosa na Expointer”, contou Tibicuera.

Foi em Cachoeira do Sul que obtiveram a terceira colocação e conseguiram o passaporte para a Expointer. “Lá ele ainda não estava no seu melhor preparo, mas agora fomos brindados com essa conquista que, pra nós, é histórica e muda paradigmas dentro da própria raça”, avalia Tibicuera, considerando uma grande emoção e motivo para divulgar seus nomes, os nomes das suas cabanhas e também do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Cruz, para alcançar novos patamares.

Segundo explica Gabriel, por enquanto o futuro do potro Las Gurizas está indefinido. “Vamos agora comemorar e depois pensar e organizar o destino dele”, disse. Tibicuera adianta que já recebeu propostas, mas que ainda há trabalho a ser feito com o potro, como, por exemplo, finalizar a doma e pensar num próximo ciclo de competições, inclusive perante a FICCC (o Campeonato Mundial da Raça Crioula).

Como foi a classificação?

Para alcançar o título, o potro obteve o passaporte em Cachoeira do Sul, que, juntamente com as prévias e o ranking morfológico, classificam para a final na Expointer. Os requisitos avaliados pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Crioulos (ABCCC), destaca os padrões morfológicos da raça para a qualificação do biotipo do animal, como cabeça, pescoço, angulações de paleta e de costela, aprumos, lombo e adornos.

Saiba mais sobre as cabanhas

A Cabanha Rancho de Gaudérios, de propriedade de Tibicuera Menna Barreto de Almeida, fica na localidade de São José da Reserva, em Santa Cruz do Sul. Iniciou suas atividades em 2005 e atualmente possui em torno de 40 animais. O telefone para contato é (51) 99772 8777.

A Cabanha Vento Bravo, de propriedade de Gabriel Ghisleni, fica em Linha Santa Cruz. Iniciou suas atividades em 2017 e conta com cerca de 25 animais. O telefone para contato é (51) 99811 7940.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.